Como manter a sanidade durante a quarentena

segunda-feira, maio 04, 2020
Estou bem atrasada com esse post e sei que existem por aí mil dicas de como não surtar durante a quarentena. Mas, sinceramente, 90% das dicas que vejo por aí são totalmente irreais para mim. Por isso decidi escrever esse post com dicas que valem para mim e podem funcionar com você também.

Nossas vidas mudaram, isso é fato. Não tem como vier mais como vivíamos antes e isso causa grande ansiedade. Não saber como serão as coisas amanhã, se ainda teremos dinheiro ou emprego é estressante.

Eu faço parte dos privilegiados que podem ficar em casa. Graças a Deus por isso, mas sei que muita gente não pode. Ambas as situações causam um embaraço na cabeça. Mas a vida não parou, ela só está diferente.

Estou seguindo algumas dicas próprias, coisas que estão funcionando comigo e que na maioria das vezes me deixa mais calma e menos apreensiva em relação ao dia de amanhã.

1 - Leia livros com histórias leves


Ok, eu não sou a melhor referência em livros com leituras leves, já que adoro um suspense, terror, thriller e por aí vai. Ainda assim, tenho aqui algumas opções de leituras leves como crônicas, livros de humor.

Livros sempre me salvam. Se você é do time que não gosta ou não tem paciência para ler, que tal tentar algo novo agora? De repente você ama ler, só não sabe ainda.

2 - Hidrate o cabelo

Eu amo cuidar do meu cabelo. Não sabia disso até querer fazer e não ver sentido. Confissões da meia noite: no início da quarentena eu não penteava o cabelo. Era só uma mãozinha aqui, outra ali.

A sensação de autocuidado não tem preço. Mesmo em casa, hidrate, faça um cronograma capilar, cuida da sua pele. Sinta-se bem com você mesma.

3 - Escute músicas que acalmam

Eu amo rock, porém detesto barulheira. Não tem jeito, sempre que me sinto nervosa ou sinto que não tenho mais esperança eu coloco uma playlist calminha no fone de ouvido.

Quem usa Spotify tem a vantagem de já ter essas listas prontas, mas com certeza você encontra também listas no Youtube. Tente um ASMR, eu não curto, mas de repente você sim.

4 - Esqueça o noticiários

Assim que tudo começou eu queria ficar por dentro de tudo. Queria saber números, locais, TUDO. Depois de uns dias notei que era tudo gatilho para desencadear uma ansiedade horrível. Consequência? Excesso de remédios para me acalmar.

Você não precisa saber de tudo nesse momento. Você precisa se cuidar, se proteger e cuidar da sua saúde de todas as formas. Esqueça os jornais, pode apostar que você vai se sentir mais leve.

5 - Escreva a mão


É impressionante como escrever à mão traz benefícios. Não sou eu quem está falando. Vários estudos indicam que é um ótimo exercício motor, ajuda na concentração e absorvição de informações. Aumenta o vocabulário, ajuda na criatividade.

Sem contar que escrever como você está se sentindo faz com que você se conheça melhor e saiba o que está te fazendo bem ou mal.

6 - Faça um detox nas redes sociais

Já passou da hora de revermos a influência digital. Antigamente eu só me sentia infeliz e vazia quando via a vida perfeita das pessoas nas redes sociais. Hoje só sigo quem realmente me agrega alguma coisa.

Agora na quarentena vimos o quanto alguns influenciadores são irresponsáveis. Desde festinhas até venda de testes para Covid-19. Eu vi de tudo e fiz um limpa.

Caso você não queira deixar de seguir aquela pessoa da família, pelo menos silencie. Não é porque é família que te faz bem. Não deixe que a "vida perfeita" dos outros faça você se sentir inferior.

E é isso, espero que te ajude um pouco e torço para que tudo passe logo.

Até mais.


Um comentário:

  1. Finalmente uma lista que também seja realista pra mim. Não aguento mais essa pressão por produtividade assim como costuma ser no Linkedin. Confesso que estou entrando menos lá justamente por isso também. Acho que esse é um bom momento para sermos bem mais bondosas conosco, cuidando da nossa saúde mental e das nossas necessidades reais.

    Adorei teu post! Abraço

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

Tecnologia do Blogger.