PASSEIO DE TREM OURO PRETO/MARIANA, VALE A PENA?

Uma das minhas maiores dúvidas quanto à ida a Ouro Preto era se valeria a pena fazer um passeio até a cidade de Mariana no trem da Vale. A resposta é: sim, vale a pena, mas não acabou o post, quero contar sobre minha experiência.

A primeira coisa que quero dizer é: vá cedo para que você possa conhecer os arredores da estação - que é lindo,  mas não deu tempo de olhar direito e fotografar. Nós acabamos pegando o último horário e fazer as coisas na correria é horrível.

Confesso que é uma experiência muito legal. Quando nós fomos a Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, eu queria muito fazer o passeio de maria fumaça, mas não deu, então meio que me senti na obrigação de fazer o passeio dessa vez em Ouro Preto. Talvez eu nunca me perdoaria se não tivesse feito.




Mas como nem tudo nessa vida é perfeito, tivemos o prazer de ir a viagem inteira com uma criança gritando em companhia da buzina do trem. Eu desanimei um pouco por causa disso. Minha cabeça doeu horrores, mas fazer o quê, certo?

Uma coisa que vale a pena fazer é comprar a passagem para o assento perto da janela, se você for em dupla, vá um no banco da frente e um no de trás. Assim dá para ver tudo melhor. É só explicar para as atendentes, elas já sabem e entendem bem nossa linguagem de turista.

Preciso dizer que dá muita aflição lembrar dos desastres de Bento Rodrigues e Brumadinho. Apesar de não serem tão perto a ponto de causar medo, é muito triste lembrar da tragédia. Por não ser muito próximo, o rompimento da barragem de Mariana não afetou o centro da cidade. 

Quando chegamos em Mariana, acabamos não andando muito, eu estava muito cansada mesmo e por mim eu já teria voltado na hora que descemos do trem, mas o Rodrigo ainda quis dar uma olhada.



Compensa voltar de ônibus e algumas pessoas costumam visitar a Mina da Passagem. Não fomos, porque eu achei bastante cara e nós já havíamos conhecido outras minas. Além disso, a Mina da Passagem é estilo moderninha, então não vi muita graça.


Não lembro exatamente quanto pagamos, mas como era baixa temporada o valor era menor, mas você pode comprar as passagens pela internet (aqui). 

É bem divertido. Como eu disse ali em cima vale a pena sim, a paisagem é bem bonita e é uma experiência diferente.

0 Comments

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.