O QUE FAZER EM OURO PRETO, MINAS GERAIS

Parece que o ano começou de verdade do lado de cá e acredito que já passou da hora de compartilhar com vocês algumas dicas de Ouro Preto. Daqui a algumas semanas eu vou para o Rio de Janeiro, então vamos logo falar sobre a última viagem que foi nada menos que incrível!

Nós fomos na segunda semana de outubro de 2019 e ficamos uma semana por lá. Sempre foi um sonho conhecer a cidade. Acredite ou não, depois de Gramado, era o lugar que eu mais queria conhecer no Brasil desde a época da faculdade. É uma aula que você tem a cada visita que faz nos museus de Ouro Preto.

O que não falta é o que fazer na cidade. Como vocês sabem, eu amo museus, então me senti realizada. Nós fomos nas igrejas mais famosas e próximas ali do centro. É sempre bom você se localizar por meio do Google Maps, porque às vezes a sensação é que estamos num labirinto. Um lindo labirinto.
Ouro Preto é conhecida por ser uma cidade histórica fundada em 1711. É cheia de igrejas que contam histórias por meio de suas arquiteturas incríveis. O artista Aleijadinho basicamente resume a cidade, assim como o Mestre Ataíde e diversos outros artistas que contribuíram para a beleza de Ouro Preto.

Visitar as igrejas

São muitas igrejas. Na época da construção, construir igrejas era meio que tendência, então são várias, lindas e bem antigas. As que visitamos  e que mais gostei foram:

-Igreja de São Francisco de Assis, fica perto da feirinha de pedra sabão. 
-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, é a mais impressionante de todas. São mais de 400kg de ouro que compõem a arquitetura interior da igreja.
-Igreja de Nossa Senhora do Rosário, sem dúvida era a que mais eu queria conhecer, já que é a que aparece com mais frequência nos livros de história, arte e literatura. Pena que não estava aberta para visitação.
-Igreja de Santa Efigênia é linda, porém é bem distante e nós pagamos um carro pra nos levar até lá. 
-Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, ela fica bem próxima da praça Tiradentes, super fácil de encontrar, mas também não estava aberta a visitação.
Conhecer os museus

Acredito que o museu mais conhecido é o da Inconfidência, já que ele fica na principal praça da cidade. Entretanto, têm vários outros super interessantes que valem super a pena conhecer.

-Museu da Inconfidência
-Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, é incrível! Imenso e você sai de lá imensamente feliz por aprender tanto em pouco tempo.
-Museu do Oratório

Esses são os principais que lembrei, mas acredite, tem vários outros.
Conheça também:

-Teatro e museu Casa da Ópera, é o museu mais antigo em funcionamento e está no Guiness Book. É bem aqueles filmes antigos e dá impressão de que vai aparecer um fantasma a qualquer momento.
-Feira de Pedra-Sabão, para mim o melhor lugar para comprar lembracinhas para a família e amigos. 
-Ponte dos Suspiros, para quem não leu Marília de Dirceu, segue uma pequena explicação: Ponte do Antônio Dias. É a única ponte romana existente na cidade, construída sobre o córrego de Antônio Dias. É Terceira ponte citada por Gonzaga, ficou conhecida como 'Ponte de Marília' ou 'Ponte dos Suspiros'.
-Casa de Tomas Antônio Gonzaga, casa do poeta, com uma vista linda e vários trechos do livro.
De verdade, tem muita coisa para conhecer em Ouro Preto. Acho que o post ficaria imenso se eu colocasse aqui todos os lugares que visitamos. Mas esses são alguns dos pontos principais e chegando lá com certeza você será levado pela cidade.

Em outro post vou contar mais sobre o que fizemos por lá em uma semana e também sobre nossa passagem por Mariana.

Espero que tenham gostado do post e não esqueçam de comentar.

12 Comments

  1. Oi
    Ouro Preto é um lugar lindo e cheio de história, e que igreja maravilhosa, aliás a arquitetura é incrível

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem. Quantas fotos incríveis você tem aí. Eu definitivamente preciso viajar mais, e conhecer tantos lugares lindos que temos em nosso país. Ouro Preto com certeza merece entrar nessa linda. Estou apaixonada pelas igrejas.
    Que viagem incrível. Parabéns.
    Beijão

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá de Portugal! Vi essa foto na minha lista de leitura e até parecia uma qualquer igreja de Portugal. Tanto que eu gostava de visitar o Brasil, mais as cidades menos populosas, estas, com mais monumentalidade antiga. Se vier até cá - já veio? - não irá estranhar nada. Se eu acordasse aí iria pensar estar aqui. Bela reportagem de viagem! Obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  4. Arquitetura barroca me fascina, é tudo tão lindo e suas fotos ficaram incríveis! Eu não fazia ideia de que Ouro Preto fosse tão encantadora! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ouro Preto é linda demais, gostaria de conhecer. São lindas as igrejas, sempre vale a pena visitar museus,gostei das dicas

    ResponderExcluir
  6. Desde sempre apaixonada por História, conhecer Ouro Preto sempre foi um sonho. E, lendo teu post, percebo que é um dos que vale a pena buscar realizar. Amei teu relato da viagem!

    ResponderExcluir
  7. O lugar é lindo com essas construções históricas, tenho muita vontade de conhecer, e ver tudo ao vivo, deve ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. A minha terra é linda, Minas Gerais é um estado muito bonito e realmente tem vários lugares históricos para os turistas..o problema de Ouro Preto são os morros em excesso, mas é um lugar lindo!!

    ResponderExcluir
  9. Ah! *O* eu tenho muita vontade de conhecer Ouro Preto desde a época em que fiz um trabalho do fundamental, desde então eu sou apaixonada pela arquitetura e tudo o que tem a ver com a cidade.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu, como bom mineiro, sou APAIXONADO por Ouro Preto. Sempre que posso, passo por lá e visito esses lugares que você citou.
    Parabéns pelo post, ficou incrível!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, adorei seu post. Sou de BH, e gosto muito de ver as belezas da região. Eu adoro Ouro Preto. E depois das suas dicas, e principalmente das suas lindas fotos, o coração chegou a clamar: vamos passear!!! hehehehee
    Eu amei isso aqui... Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acredita que também é um dos lugares brasileiros que mais tenho vontade de conhecer? Depois de visitar as cidades do meu maravilhoso Pernambuco, pretendo ir para outras cidades. Adorei o post e me deu ainda mais ânimo!
    Xêro <3

    Johany Medeiros
    www.autopia.life

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.