google.com, pub-2137531670819233, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O FUNDO É APENAS O COMEÇO - NEAL SHUSTERMAN - Milca Abreu

quinta-feira, janeiro 16, 2020

O FUNDO É APENAS O COMEÇO - NEAL SHUSTERMAN

SinopseUma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
.
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.
.
CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
.
CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
.
CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.
.
CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
.
CADEN BOSCH está dilacerado.
.
Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.

★★★★★/5

Sabe aquele livro que você começa sem dar muita atenção e começa muitas vezes só porque ele está lá na estante te encarando? Então, O fundo é Apenas o Começo, comigo, foi mais ou menos assim.

Eu comprei faz um tempo, pois estava na promoção e confesso que nem lembro se cheguei a olhar a sinopse. 

Resolvi das uma chance a ele agora no início do mês e estou completamente apaixonada e sem palavras para descrever o quanto esse livro é necessário.

Além de livros policiais e de terror, eu também AMO livros que abordam temas como doenças psicológicas e psiquiátricas.

Eu faço tratamento para depressão, como a maioria de vocês deve saber, e já trabalhei como professoras de alunos especiais. Então para mim é super importante ler sobre esses temas e encontrar personagens que representam como nos sentimos.

Em O fundo é apenas o começo o autor Neal Shusterman não fala diretamente qual é o espectro em que o Caden está. Mas dá para entender que ele sofre de esquizofrenia.

No começo eu fiquei meio perdida sem saber que história era aquela de navio e capitão e papagaio. Depois tudo vai fazendo sentido e você passa a ligar os pontos e entender melhor.

A história toda é muito incrível e extremamente necessária. Entretanto algo que me fez admirar mais ainda o Neal Shusterman é que nas páginas finais ele explica que o livro foi baseado em sua experiência com seu filho, que é o responsável pelas ilustrações ao longo do livro.

Demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura, mas compensou bastante e sem dúvida é um livro que todos deveriam ler. 

Entender o pouco que seja sobre esquizofrenia já é um grande passo para acabar com o preconceito e também para ter um pouco de empatia. É tudo que precisamos.



Título: O fundo é apenas o começo
Autor: Neal Shusterman e Brendan Shusterman
Páginas: 272
Ano: 2018
Editora: Valentina
I.S.B.N: 9788558890625

Siga no Skoob.


3 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Já vi esse livro em alguns blogs, mas não dei muita atenção. Saber que ele fala sobre condições psicológicas me anima bastante. Já li "O ceifador", do mesmo autor, e acho que vou gostar da escrita dele de novo. Vou colocar na minha wishlist, com certeza! Obrigada pela dica! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o primeiro livro que li do autor e fiquei fascinada pela maneira dele de escrever e pela história, eu não conseguia parar de ler, quando não estava lendo estava pensando no livro. Ele mexeu demais comigo. De uma maneira que nem sei explicar. Adorei saber que foi uma excelente leitura para você também

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu também gosto muito de livros que abordem temas assim, e sempre estou disposta a aprender mais sobre o assunto. Agora que li sua resenha fiquei mais a fim de ler. Ótima recomendação!

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.