A HISTÓRIA DO FUTEBOL PARA QUEM TEM PRESSA - MÁRCIO TREVISAN

Sinopse: Uma das mais conhecidas frases do mundo da bola diz que, no futebol, a velocidade é essencial, mas a pressa... totalmente dispensável. De fato: para que o jogo flua a contento de quem o pratica e, principalmente, de quem o assiste, é fundamental que a bola role, que seja plena a dinâmica, mas importantíssimo que ela não se confunda com afobação – se isso se der, a jogada não deu. Mas como contar de forma resumida uma história cujos primeiros registros datam de cerca de 2.500 anos atrás? Como contextualizar cada fato importante ligado ao surgimento, ao desenvolvimento, enfim, à consolidação do futebol como o esporte mais popular do planeta – com ênfase no futebol nacional –, a importância de cada craque, seja dos campos ou dos bancos, a transformação de um simples jogo na maior paixão não só dos brasileiros, mas de bilhões de torcedores espalhados pelo mundo? Esse foi o maior desafio, e a única forma de superá-lo seria usar o poder de síntese sem menosprezar detalhes, utilizar uma linguagem direta sem comprometer a compreensão, explicar a presença daquele atleta ou treinador em detrimento da ausência daquele outro jogador ou técnico sem esquecer que a preferência por este ou aquele, seja ele qual for, é uma questão subjetiva, muitas vezes de pura paixão clubista. Apesar do título, este livro deve ser lido sem pressa. É que somente dessa forma se conhecerão exatamente o poder e o significado de um grito de GOOOOOL!!!
★★★★/5

Um livro sobre uma das maiores paixões brasileiras. Eu gosto muito de futebol, gosto mesmo, apesar de não acompanhar hoje em dia como já acompanhei antes. Mas ainda assim, sempre que tenho um tempinho livre e está passando algum jogo daqueles bons de se acompanhar eu assisto.

Esse foi um lançamento incrível da Editora Valentina agora em 2019. E assim como gosto muito de futebol, a história dele também muito me interessa. Eu gosto de saber detalhes ainda mais de uma época em que tudo era novo.

A história do futebol para quem tem pressa é um livro curto, porém completíssimo com tudo que tem de mais importante por trás dessa coisa linda. Além de detalhar como e onde surgiu o esporte, nós ainda conhecemos os caras que mais se destacaram na história. Alguns eu já conhecia, outros já tinha ouvido falar e outros me foram apresentados no momento da leitura.

Mas, como nem tudo é perfeito, o autor esqueceu do futebol feminino. Tudo bem que ele só surgiu bem depois e infelizmente não é tão reconhecido como deveria, mas acho que caberiam algumas páginas para exaltar nossas mulheres do futebol.

De qualquer forma, é uma leitura muito legal para quem curte história e quem quer conhecer um pouco mais sobre o futebol.

Márcio Trevisan conta como surgiu o Campeonato Brasileiro, um dos maiores campeonatos do país, e de uma forma bem objetiva nos mostra como os demais campeonatos se formaram, assim como as mudanças nas regras ao longo dos anos.

Sabe aquela polêmica sobre o Palmeiras ter ou não um mundial? Então, eu finalmente entendi e, levando em consideração que os demais times foram considerados campeões, então, sim, o Palmeiras tem mundial.

A História Do Futebol Para Quem Tem Pressa de Márcio Trevisan faz parte da coleção A História Para Quem Tem Pressa da Editora Valentina.

Leia também A história do Universo Para quem Tem Pressa.

Até a próxima

Título: A História Do Futebol Para Quem Tem Pressa
Autor: Márcio Trevisan
Páginas: 200
Ano: 2019
Editora: Valentina
I.S.B.N: 9788558890885

Compre na Amazon.

11 Comments

  1. Parece uma ótima obra até para conhecimento histórico, como você bem menciona na resenha, apesar de não curtir mais futebol, se tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  2. Esse ainda não li, mas o Universo Para Quem tem Pressa é ótimo. Esses livros nos dão informações adicionais historicamente e é interessante ler e ter na estante para o caso de uma necessidade futura ou apenas para dar uma pausa nas leituras, um descanso mental.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que massa um livro contando a história de algo que nos marca tanto como o futebol! Não sou muito fã do jogo em si, mas viro número 1 quando a nossa seleção está em campo. Minha paixão mesmo é o vôlei. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Eu tenho vontade de ler o do Cinema dessa série, futebol confesso que não é meu forte e nem uma paixão, mas acredito que pra quem curte a dica é excelente.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Milca, eu já vi que é uma serie né, tem História do Brasil, do Cinema, da ciência, entre outros, tudo para quem tem pressa. Não curto futebol, então este eu não leria, mas os outros já ando de olho.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá a obra é novidade para mim, e achei super interessante, ótima dica para leigos no assunto como eu rs, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gosto dessa série da editora <3
    Eu assistia muito quando era menor, na companhia do meu pai.
    Mas nunca me interessei pela história do esporte, agora fiquei curiosa para ler <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Apesar de eu não ser fã de esportes e não acompanhar muito sobre futebol (só quando vejo meu namorado assistindo jogo haha), achei um livro bem interessante. Garanto que todos que são apaixonados por por futebol vão adorar esse livro. Vou deixar a dica anotada para presentear ;)

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Eu sou apaixonada por futebol como grande parte dos brasileiros haha
    Sou corintiana e com toda certeza leria uma obra dessas, até porque o campeonato brasileiro é o mais competitivo do mundo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que bacana a sua resenha, faz algum tempo que eu estou curiosa com esse livro e poder ver a sua opinião me animou mais para ler

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Achei bem interessante a iniciativa da editora em criar essa coleção. Com certeza irá trazer muitas informações sobre um assunto específico. Não ligo tanto para futebol mas assisto um jogo de vez em quando. Um que gostei e queria comprar é aquele do Cinema. A edição está incrível! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.