segunda-feira, abril 01, 2019

LIVRO | A HISTÓRIA DO UNIVERSO PARA QUEM TEM PRESSA - COLIN STUART


Sinopse: Os grandes mistérios e maravilhas do céu noturno sempre nos fascinaram, intrigaram e divertiram, desde os primeiros passos na Terra. Hoje, continuamos nos esforçando para entender o nosso lugar no cosmos.
O século 20 foi palco de importantes e assombrosas descobertas sobre o nosso próprio planeta, o sistema solar, as estrelas e as galáxias. Contudo, ainda buscamos respostas para inúmeras questões – O que é matéria escura? Estamos sozinhos no universo? É possível viajar no tempo? –, e essa busca nos proporciona uma valiosa compreensão da vastidão e das infinitas possibilidades do espaço universal que ainda estamos por descobrir.
O universo, considerando-se a sua imensidão, pode ser assustador, mas neste livro de fácil compreensão embarcamos numa viagem incrível através de todas as descobertas astronômicas fundamentais, desde as resultantes de crenças de civilizações antigas até as oriundas de pioneiras e recentes observações das ondas gravitacionais, previstas por Einstein mais de 100 anos atrás. Nunca houve ocasião melhor para começar a entender os mistérios do universo, e este guia essencial do cosmos é o melhor ponto de partida!
Recebi esse livro da Editora Valentina faz alguns meses e lembro que quando ele chegou, eu já corri e li metade dele em um dia, mas acabei parando, não lembro o motivo. Sei que retomei a leitura e é simplesmente um grande aprendizado.

Quem nunca teve a curiosidade de pesquisar sobre o universo? Sempre achei que universo guarda muitos segredos e desde muito tempo eu leio aqueles artigos - simples - que contam algo a respeito. É muito interessante.

Em "A história do universo para quem tem pressa" você tem muitas informações desde o big bang - estamos falando aqui de ciência e não de religião - até detalhes sobre como é o solo de Plutão.

É um livro relativamente curto, mas que te fornece tanta informação que realmente é para quem tem presa.

Uma parte que me chamou muita atenção foi sobre a influência da lua. Aqui quero contar uma coisa que ninguém perguntou, mas que vou contar mesmo assim. Uma amiga de uma amiga minha conhecia algumas pessoas com doenças mentais e dizia que essas pessoas ficavam bastante alteradas durante as mudanças de fase da lua. Daí fiquei com aquele pensamento sobre lendas que escutamos quando crianças. Sim, pura viagem, mas sabe quando faz sentido?

Enfim, todos os movimentos dos astros nos influencia de alguma forma. O movimento que a lua faz está diretamente ligado às marés. Além disso a explicação sobre o equinócio é incrível.

Mesmo com tantas sondas enviadas para o universo, até hoje não foi detectada vida fora da Terra, o que é uma pena, já que eu tinha muitas esperanças (risos). Ao mesmo tempo em que eu queria que existisse vida lá fora, como nada foi encontrado, acredito que não tenha mesmo. Ou não foi divulgado, vai saber.

No livro "A história do mundo para quem tem pressa" você também vai encontrar informações bem objetivas a respeito de todas as sondas já enviadas. A sonda Voyager em 27 de março de 2019, a sonda somou 41 anos, 6 meses e 22 dias em operação e foi a primeira a alcanças o espaço interestelar - informação confirmada pela NASA. Impressionante, não?

É um livro muito bom, de verdade e que eu recomendo demais a leitura.

Fiquei doida para ler os demais livros da coleção "Para quem tem pressa", certamente são ótimos livros.

Espero que curtam e até a próxima.


Título original: The Universe in Bite-Sized Chunks
Páginas: 216
ISBN: 9788558890762
Tradutor: Milton Chaves
Selo: Editora Valentina


Compre na Amazon.
>

16 comentários:

  1. Eu acho esses livros da valentina a coisa mais linda do mundo, acho que até agora foi a melhor publicação deles, mesmo que eu não tenha lido todos ainda, eu gostei muito dos que eu li e pretendo acabar.
    Esse foi um dos que eu ainda não li, gostei muito dos seus comentários e acho que vou deixar ele de próximo na fila. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Eu já a História do Mundo para quem tem pressa e amei demais, esse do universo está minha lista Milca, eu adoro coisas relacionadas as estrelas no geral e ciência, quero!!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já vi sobre esse livro e tenho certa curiosidade sobre os temas que são abordados. Universo é sempre um incógnita né, por isso quanto mais conhecimento melhor.
    Quero ter a oportunidade de ler em algum momento.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito todos os livros dessa série da Valentina, pois eu amo a proposta dela. Adorei ter contato algo que ninguém perguntou rsrs, me deu ainda mais vontade de ler o livro e só conhecia a lenda em relação as fases da lua e corte de cabelo, então preciso ler mesmo, adorei.

    Abraços, Milca.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica de livro. Eu amo esses livros com fatos que a gente não saberia se não fosse atrás.
    Esse negócio da influência da lua nas pessoas eu sabia, pois vi um projeto sobre o que aconteceria se a lua sumisse, e olha, só assim pra gente ver como ela é importante.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu sou doida pelos livros dessa coleção, mas ainda não tenho nenhum, haha. Adorei tua resenha e só fiquei ainda mais curiosa para ler as obras!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Eu meio que sinto certo medidnho desses títulos. Parece que alguém tá mastigando as coisas pra mim, sabe?
    Mas, eu amo a Valentina. E parece que sua resenha corrobora que o livro vale a pena mesmo!! Bom que a gente tem uma outra visão das coisas. Adorei a resenha.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá, que dica ótima! Meu irmão adora essas curiosidades sobre o universo e coisas do tipo, então sua resenha veio em boa hora pois já sei como irei presenteá-lo hahaha. Achei seu blog lindo demais, parabéns!@

    ResponderExcluir
  9. Eu estou muito curiosa com essa coleção e adorei ver a sua resenha, acho que deve ser uma excelente leitura e cheia de aprendizado. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Confesso que apesar de ter conseguido sentir a sua empolgação na resenha, não é um livro que me chama muita atenção para ler, simplesmente por ter dados científicos e não história de fato. Acredito que para quem se interessa deve ser maravilhoso mesmo, mas dessa vez eu passo a dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Ola!!!

    A Editora Valentina sem a menor duvida arrasou na produção dessa série! Ela ao mesmo tempo em que nos entretem, ela nos ensina de uma maneira descomplicada, leve e fluida! Recomendo que você leia sim os demais livros da serie, tenho certeza de que irá gostar tanto quanto deste!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu acho a premissa desse livro muito boa e parece ser uma leitura bastante enriquecedora, com vários fatos importantes que muitas vezes não conhecemos. Confesso que eu não sei se leria, porque ando com pouco tempo e aí decidi focar mais no estilo de livros que curto. Como não tenho o hábito de ler não ficção, no momento, esse não seria uma prioridade para mim.
    No entanto, adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura. Vou anotar a dica para outro momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaah

    Esse livro está na minha lista de desejados da tempo, quero muito ler ele. Mas nem falta tempo hahaha, adorei seu post, só me deixou com mais vontade se ler ♥️♥️

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Nossa, tenho muito interesse nesse livro. Sou escritora e estou escrevendo meu novo romance, que fala justamente sobre astronomia, e estou lendo o máximo possível de livros sobre o assunto. Achei a capa bem cativante e vou deixá-lo na minha wishlist, com certeza, pois ainda não o conhecia. Muito obrigada pela dica! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Acho a proposta bem bacana para o púbico adolescente, talvez para ter na biblioteca da escola. Achei interessante a Valentina investir nessa pegada.

    ResponderExcluir
  16. eu adoro esses livros da valentina, são bem objetivos, ótimos pra dar uma pincelada nos acontecimentos e decidir qual iremos escolher pra ler sobre e com maior qualidade <3

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.

Follow Us @blogsabeoinverno