LIVRO | AMIGOS PARA A VIDA - ANDREW NORRISS - Sabe o inverno?

quinta-feira, fevereiro 14, 2019

LIVRO | AMIGOS PARA A VIDA - ANDREW NORRISS

por Andrew Norriss
Sinopse: Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura. Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado. Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio. Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu. Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.


Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.
Recebi esse livro, no ano passado, da editora Valentina. Demorei para começar, pois o mês de dezembro foi bem agitado e acabou atrasando tudo. Aproveitei as férias para organizar um pouco as coisas e ler os livros mais atrasados.

Por vários segundos, Francis não se mexeu. Congelado, com a garrafa térmica numa das mãos e a mochila na outra, seu cérebro reproduziu, passo a passo, a ação que acabara de testemunhar. – Durante todo o tempo em que estou morta – disse a garota –, ninguém, e quero dizer ninguém mesmo, conseguiu me ver ou ouvir. Nunca.

O que tenho a dizer sobre Amigos para a Vida? Foram dois dias intensos na companhia dele. Posso dizer que apesar de ser um livro bem curto, a história me surpreendeu bastante. Eu realmente esperava outra coisa, tinha outra visão dele por causa da sinopse.

Amigos para a Vida me emocionou bastante por vários motivos. Nós sabemos como o bullying pode acabar com muitas vidas de várias formas. Sabemos também o quanto é difícil ser uma pessoa diferente da maioria. Além disso, quando se trata da dificuldade em se encaixar e fazer amizades, eu já fico de olho, porque sou bem assim ainda hoje.

Não quero dar spoiler algum, até porque eu odeio quando fazem isso, mas esse livro é cheio de gatilhos para depressivos. Achava de verdade que ele era daqueles livros levinhos que falam sobre como amizades mudam as pessoas. Mas não.

Várias vezes me senti incomodada com algumas descrições e confesso que quando o li, não era o melhor momento da minha vida. Em alguns momentos eu me senti com um peso por ler coisas que se pareciam muito comigo e fiquei bem para baixo. 

Ainda assim ele aborda temas importantíssimo que DEVEM ser falados. Talvez se nós, adultos responsáveis, déssemos mais atenção aos adolescentes, eles cometeriam bem menos erros e maldades com os demais.

O final do livro trás um quetinho no coração, alivia bastante o peso de muitas das outras páginas.



Título original: Friends for Life
Tradução: Jessica's Ghost
Páginas: 208
ISBN: 9788558890809
Selo: Editora Valentina

Compre na Amazon.
>

18 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Que capa mais linda, parece ser uma ótima leitura, super leria após essa sua resenha positiva e gostei muito de saber a sua opinião. Livros que falam sobre amizade sempre são os meus favoritos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro há algum tempo e adorei a leitura, ele aborda um tema pesado com uma linguagem fácil para que jovens compreendam e não se sintam cansados com a leitura. Tem muitos gatilhos, mas acho que é uma leitura muito válida.
    Adorei ver a sua opinião sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    eu também tenho uma dificuldade absurda em fazer amigos, acho que é uma espécie de trauma mesmo, quando era novinha quebrei tanto a cara com amizades não tão sinceras... Me identifiquei.
    A temática do bullying é sempre dura, é dificil imaginar o efeito devastador que pode ter em cada pessoa e sempre é bem complicado acompanhar a trajetória, tenho certeza que deve ter sido uma leitura bem dura mas também emocionante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro, mas ate fiquei cuiroso! Ainda bem que gostaste! Pela capa, eu nao compraria, com certeza.

    Mas ainda bem que o importante é o conteudo! Que bom que o final tornou mais leve o peso das cenas anteriores.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. O tema bullying infelizmente ainda está em alta, não é? Acho que ainda vai demorar um bom tempo até que a nossa sociedade amadureça o suficiente para que isso seja extinto...
    Vou dar uma olhada nesse livro... Sempre bom entrar em contato com essa temática, até mesmo para nos desconstruirmos!

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Li alguns livros com o tema de bulying e aquilo se o autor souber trabalhar bem o tema fica bem interessante, mas senão cai na mesmice de muitos outros livros que tratam do assunto. A capa realmente transmite como a história sendo algo leve.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Que livrinho mais amor. Adorei a capa... Eu gosto de intercalar esse tipo de leitura, porque geralmente tô lendo thriller ou terror. Assim, a gente se emociona e lembra das coisas importantes da vida.
    Beijão

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  8. faz tempo que não leio nada dessa editora.
    Esse título chamou a minha atenção, pois a capa é fofinha e a sinopse me interessou.
    Mas pela sua resenha, acredito que também me incomodaria com algumas cenas. Mesmo assim pretendo dar uma chance futuramente <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Oi, tenho vontade de ler esse livro desde que vi a sinopse e a capa pela primeira vez. Gosto bastante de livros que abordem essas questões de ser diferente e ter dificuldade de se encaixar.

    ResponderExcluir
  10. Eu amei a capa desse livro! Muito mimo. Sobre a história, eu me surpreendi, porque não são frequentes. Geralmente acabamos achando que a amizade é aquele grande passo para a esperança e diminuição dos problemas, e pelo que li, com essa obra não é bem assim, o que curti bastante. Que bom que ele emociona.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Eu nunca realizei a leitura de nenhum livro dessa editora, pelo titulo sempre imaginei que publica-se apenas romances românticos mas, pela sua resenha percebi que não é assim. Bom, eu amei saber que o livro fala sobre bullying um tema que eu trabalhei muito com meus alunos ano passado, através de filmes e de alguns livros que encontrei mas, a verdade é que tive um pouco de dificuldade em encontrar histórias interessantes e que possam ser trabalhadas em sala de aula sobre o tema.

    Quero parabenizá-la pela resenha e por especificar que a história possui gatilhos depressivos, é importante que as pessoas saibam isso antes de iniciar a leitura.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tudo bem?

    Não costumo ler muitos livros desse gênero, exatamente pelo fato de que muitas vezes não estamos preparados para o que a leitura nos espera. Esse livro eu ainda não conhecia, mas com certeza é um livro que deve ser lido tanto para jovens como para adultos. Que bom que o final foi merecido :)

    Oi, tudo bem?
    Sigo você no Instagram, acho as suas fotos lindas e inspiradoras!
    Não conhecia o personagem nem o funko, pois nunca li Harry Potter! Mas pretendo começar ainda esse ano!
    Gostei de conhecer sobre o Tom.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Não costumo ler muitos livros desse gênero, exatamente pelo fato de abordar assuntos, que as vezes não estamos preparados para ler. Mas com certeza é um livro que aborda temas que todo adulto ou adolescente precisa ler, pois são assuntos atuais. Fico feliz pelo final ter sido merecido! :)

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu amei essa capa!!! Na época do lançamento do livro, eu fiz uma pesquisa sobre ele e fiquei impressionada com o que descobri do autor, ele é super premiado e as opiniões diziam exatamente a sua sensação, de que o livro era muito mais do que esperado. E a situação que ele abordou é real e as estatísticas são muito tristes. Estou louca para ler esse livro!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Milca. Não conhecia a história, mas gostei bastante da premissa. Realmente, se tem gatilhos, tem que se ter um certo cuidado dependendo de quem ler. Eu acho que é um livro que deve até emocionar.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Confesso que não sabia sobre esse livro mas é por não me ligar para os livros da editora então dificilmente eu vejo os lançamentos ou similares, mas gostei de poder conferir sua resenha sobre essa obra, achei bastante interessante e quem sabe faço uma leitura futura do titulo não é mesmo. Belíssima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Parece um livro interessante para o público adolescente, como professora, leria para verificar se é adequado para sala de aula e tentar desenvolver um projeto.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Poxa que pena que algumas coisas te incomodaram. Eu tenho depressão e ansiedade (diagnosticados) e este livro me emocionou muito mas não me lembrou se ativou alguns gatilhos, uma pena que foi assim pra você. ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.