VALE DOS VINHEDOS, DEGUSTAÇÃO NA MIOLO E MONTE BELO DO SUL

Sempre foi um sonho conhecer um vinhedo. Além de muito lindo, tem uma aura de paz inexplicável. E também sempre quis ver como é o processo de fabricação de vinhos, já que eu gosto bastante.

Bento Gonçalves é bastante conhecida por causa dos vinhos que são produzidos ali e vendidos em todo o Brasil. No Vale dos Vinhedos pudemos ver de perto como é um vinhedo. Fomos na Miolo, que é uma empresa gigante e você provavelmente já viu no mercado um vinho chamado Almaden, pois é, a Miolo é quem produz essa linha.

Só foi uma pena que não estava na época das uvas, os campos estavam bem secos, mas um dia ainda vou no período de colheita. Mesmo assim é muito legal caminhar por ali. 
A visitação dura em torno de 1h e no final tem a parte de degustação. Bom, pude saber como é do início ao fim, a produção a minha bebida preferida. O guia começa mostrando os tipos de uvas usados para cada tipo de vinho, por exemplo, o Merlot, Cabernet Savignon, Chardonnay. 
Seria impossível explicar todo a passeio aqui no blog, já que são muitos detalhes e muita informação, porém posso dizer que andar por dentro de uma fábrica é muito legal. Esses barris da fotos só me lembram do Pica-pau descendo as cataratas, quem não? Uma coisa que eu achei muito interessante é o fato de que os vinhos mais caros demoram anos para finalmente serem vendidos, já que precisa descansar dentro de um barril de madeira.
O guia comentou que o vinho mais caro deles é o Lote 43 e que ainda tem uma safra de 2010 a ser vendida. Gente, olha que coisa chique! Na degustação nós pudemos provar e olha, é ótimo. 
Falando em degustação, depois que você passa por uma, você nunca mais vê os vinhos com os mesmos olhos. Até a forma de segurar a taça você muda. Foi um dos passeios inesquecíveis.
Saindo de lá, fomos a uma cidade chamada Monte Belo do Sul e que tem pouco mais de 2 mil habitantes. É uma cidade que fica bem no topo da serra e não é turística. Inclusive os moradores ficaram nos olhando torto, acho que eles não gostam muito de turistas. Mas a cidade é muito linda e tem uma arquitetura daquele jeito que a gente gosta. O dia rendeu bastante e não vejo a hora de repetir.

A cidade de Bento Gonçalves tem uma história emocionante. Ouvi dizer que lá no início de tudo, um grupo de italianos foi levado para lá com a promessa de ser uma terra rica e fértil, ótima para a plantação de uvas. Mas a verdade é que o lugar era totalmente inapropriado e eles sofreram muito, passaram fome e frio, porém venceram.
Se você puder pesquisar, acredite, é uma história bem interessante.

Fico por aqui, até a próxima.

1 Comentários

  1. Que lugar mais amor gente! Eu também sempre fui louca pra conhecer vinhedos, amo vinho ❤
    www.boasdepapo.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.