LIVRO | O MAL DE LÁZARO - KRISHNA MONTEIRO

Sinopse: Numa trilha de terra, cruzando montanhas que conduzirão ao mar, a narradora vê a figura de um homem, a quem batiza de Lázaro. Doente e ferido, ele avança a passos lentos e é perseguido por uma multidão. 
A partir daí, o livro revela o drama de um homem que procurou se fechar ao mundo, mas que se viu forçado a confrontar vozes íntimas e dramas humanos. A história é contada pelos olhos de uma narradora cuja identidade é envolta em sombras que se clareiam em breves pistas ao longo da história.
Inspirado pelo poema “A máquina do mundo”, de Drummond, O mal de Lázaro é uma fábula sobre dor, sofrimento e redenção que conta, na prosa elegante e poética de Krishna Monteiro, a história de um homem que se abre para o mundo apenas para vê-lo desmoronar.

Avaliação: ★★★★☆

Depois que conheci uma página no Facebook chamada "escritor nacional tem que acabar" ou algo assim, fiquei bastante inclinada a ler mais nacionais e divulgá-los da forma que eu puder. Mesmo antes disso, eu já havia recebido alguns livros da Oasys Cultural, que amei por sinal.

A Oasys me incentivou bastante a buscar nossos escritores e a conhecer muitos que eu normalmente não daria muita bola. A literatura nacional é incrível e precisamos incentivá-la ainda mais em tempos como estes que livrarias estão fechando aos montes.

Enfim, li O Mal de Lázaro e tive mais certeza de que preciso consumir mais os nacionais. É um livro fantástico, com um ar poético e que te faz querer devorar cada página. Cheio de referências bíblicas ao mesmo tempo em que não é sobre religiões. Você sente o drama da narradora e é como se estivesse sofrendo na pele o sofrimento do chamado Lázaro. Contrapondo a grandeza divina a fragilidade humana, nos remete ao poema "Máquina do Mundo" de Carlos Drummond de Andrade. Belíssimo por sinal.

Lázaro certamente vai te deixar com um sentimento de angústia e por vezes você vai querer tirá-lo do mundo para que ele deixe de sofrer. É como se eu estivesse me vendo na pele do personagem: tentando aprisionar os barulhos do mundo em algum lugar. Incrível como um livro muda completamente de significado dependendo da sua situação no momento da leitura.

A escrita do Krishna é leve, porém rebuscada, o que faz total diferença na narrativa. Falando nisso, a narradora é uma espécie de complemento do Lázaro, penso que mesmo ele não sabendo da existência dela, um completa a essência do outro.

Há inúmeras formas de materializar a narradora que é envolta em mistérios. Podemos dizer que ela representa a doença que toma conta do Lázaro, por exemplo.

Demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura, mas quando peguei foi rapidinho e muito gostosinho de ler. Acredito que não é uma leitura para todos, mas vale a pena começar e ver se qual é.

Espero que tenham curtido a dica.

Título: O mal de Lázaro
Autor: Krishna Monteiro 
Páginas: 176
Ano: 2018
Gênero: Literatura Brasileira 
Editora: Tordesilhas
I.S.B.N: 9788584190621


Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤

0 Comentários