LIVRO | A NATUREZA DAS COISAS - MARÍLIA PASSOS

SinopseA natureza das coisas é um título que revela ao esconder. Com uma trama direta, discorre a condição emocional e psicológica sem alarde. No entanto, a profundidade dos sentimentos, a intensidade das descobertas e o peso das escolhas são temas que percorrem cada linha. As atitudes de seus personagens refletem um mundo em que as aparências se igualam a sonhos. Quando acordamos, vemos quem somos e podemos seguir adiante ou optar por viver numa ilusão falha. Ao mesmo tempo em que o leitor sente empatia, encontra uma reflexão leve na superfície e tremenda no interior sobre como nos relacionamos, incluindo com nós mesmos.
Avaliação: ★★★

Não há coisa melhor do que ler um bom livro, ainda mais quando ele te deixa reflexivo no final.

Recebi A Natureza das Coisas da Oasys Cultural e eu li em praticamente um dia, de tão gostosinho que é. Confesso que é uma história diferente e que chama a atenção pela simplicidade, mas ao mesmo tempo pela profundidade do enredo.

A personagem principal, Luísa, sonha ser atriz e é aquele tipo de personagem que você torce para que tudo dê certo, mas sabe, lá no fundo, que para uma parte da vida dela dar certo ela terá que abrir mão de outra parte que também a faz feliz. É algo bem próximo a realidade da maioria das pessoas.

A verdade de A Natureza das Coisas é que ele trata de sentimentos. Felicidade, tristeza, decepção, ansiedade, inseguranças. A falta que o outro faz. Sem dúvida já passamos por situações em que não dá para simplesmente sentar e chorar. É preciso ser forte e lidar com a vida. A mensagem que recebi com essa leitura é que a vida é assim mesmo, cheia de altos e baixos.

“Já é noite quando voltam para o hotel. Luísa só consegue falar depois do banho, ao se deitar na cama e ouvir o Cássio dizer que as fotos ficaram ótimas e que certamente conseguirá a capa da revista. Ela abre a boca para concordar, mas, em vez disso, começa a chorar. Diz que não suporta vê-la com aquele olhar sobre outra mulher, que não pode ser testemunha daquilo, muito menos como um burro de carga atrás deles, com malas pesadas e nojentas. Nunca se sentiu tão sufocada e imobilizada, ainda mais com aquela índia cantando e rindo na sua frente.”

Você percebe essa sede de pertencer a algo não só na Luísa que sofre para conseguir um papel importante, mas também no namorado Cássio. Mesmo sendo um fotógrafo que faz um trabalho muito bonito e reconhecido, ainda precisa ter certeza daquilo que faz, já que a idade é uma coisa que martela na cabeça.

Quando aparece o Felipe Alencar você já sente raiva só com o primeiro contato. E o cara rico e que quer impressionar de qualquer forma. Mesmo que as intenções sejam boas e talvez até reais, não dá para simpatizar.

Sabemos o quanto são comuns os conflitos internos e lidar com eles às vezes parece impossível. Marília transforma os conflitos de uma mulher em um drama envolto em poesia em poucas páginas.

Vejo cada vez mais chegar às minhas mãos nacionais com uma qualidade impressionante. Não sou uma "crítica da literatura", ainda preciso estudar MUITO para chegar lá, mas quantas vezes não me decepcionei com histórias rasas e sem muito a acrescentar?

É muito gratificante - nem sei se é a palavra ideal - poder contar com pessoas incríveis apoiando essa minha loucura de propagar a cultura, algo que deveria ser mais consumido e que infelizmente não é.

Se tiverem a oportunidade, leiam este romance, certamente irá te cativar.

Acompanhe a autora Marília Passos

Acompanhe também a Oasys Cultural

TítuloA Natureza das Coisas
Autor Marília Passos
Páginas: 136
Ano: 2017
Gênero:  Romance
Editora: Labrador
I.S.B.N: 9788593058363


Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤

18 comentários:

  1. Já me cativou! Amei sua resenha, o livro parece realmente ter bem gostoso de ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e fiquei super interessada em ler. Também estou no momento de ler livros brasileiros e fico bem feliz com a quantidade de leitura boa que temos por aqui, por isso acho importante propagar isso.

    Beijo, Sté.

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha parece ser uma ótima indicação para Leitura e adorei vc ter deixado o link de onde podemos adquirir um exemplar. Bjs ��

    ResponderExcluir
  4. Pelo que entendi a vida da personagem Luisa é bem mais prozpró da realidade enfim todos os dias precisamos fazer escolhas e junto com elas todos os nossos sentimentos são postos a prova a todo instante.Eu gosto de lwileit que eeetrate mais a realidade.bjss

    ResponderExcluir
  5. Realmente é muito bom ler um bom livro e esse livro deixa uma reflexão para a nossa vida, gostei muito da resenha o livro é incrível, o livro é bem fluído, é bom de ler, é bastante cativante, com certeza se eu tiver uma oportunidade de ler irei ler esse romance, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses livros que a gente começa a ler e nem vê o tempo passar e aí quando percebe já foi. Adorei a sua resenha, vou buscar por esse livro também :)

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha é muito boa! Fiquei bem interessada em ler! Bjooo

    ResponderExcluir
  8. E mais uma vai para a lista de desejados, lista essa que só cresce, hahaha. Eu também estou adorando conhecer obras nacionais e que nos surpreende. Portanto logo que vejo uma indicação que irá me agradar sendo nacional ganha um ponto a mais, e ainda ganha outro sendo escrito por uma mulher. Meu Deus, amiga, o que fazer agora sem ter esse livro na estante? Quero para já! ♥

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Eu nunca havia ouvido falar sobre essa obra mas achei a história um amorzinho só, a capa por si não me chamaria a atenção, mas sua resenha me deixou apaixonada. Saber que é uma obra que você leu em um período tão curto de tempo, me deixa animada!

    ResponderExcluir
  10. Oi Milca, eu amo livros que nos deixam refletindo após acabar. Se for nacional, melhor ainda. Coloquei-me no lugar da personagem tendo que fazer escolhas e abrir mão de algumas coisas, acho que se eu ler, vou me emocionar muito. E, ansiedade e insegurança, eu me identifico muito. Parabéns por tua resenha.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não conhecia o livro e só pela capa eu já me senti atraída pela leitura, mas lendo a sua resenha eu me interessei ainda mais. Gostei muito da sua dica, eu acho que também ia ler bem rapidinho e também adoro quando as obras nos deixam uma reflexão no final da leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gosto de historias de superação e busca de sonhos, no caso dela em ser atriz. Sempre é bom conhecer outros pontos de vistas em áreas bem distante do que está acostumado a se lidar.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  13. Eu sou aquela pessoa que ama romances, e quando tem busca de sonhos entre outros, aí com certeza adoro, já deixei anotado o nome do livro, em breve vou comprar, pois fiquei curiosa .. Bjs (•‿•) 💛

    ResponderExcluir
  14. Parece ser bem interessante a história desse livro. O título já me chamou a atenção. Quero ler, já!! Que resenha boa.

    ResponderExcluir
  15. Quando a resenha é leve assim, é muio fácil de cativar a vontade por ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Pelas suas palavras esse livro é encantador, vou buscar ler sim! amei

    ResponderExcluir
  17. É tão bom ler um livro que esquenta o coração, né? Eu gosto de livros desse tipo e esse me atraiu muito, até irei procurar ele.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha e já me interessei pelo livro, ainda não conhecia nem o livro nem a autora, mas parece muito bom e essa capa é bem bonita.

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!