EXPOSIÇÃO | EU LEITOR

Biblioteca Nacional
Está acontecendo aqui em Brasília, mais precisamente na Biblioteca Nacional, a exposição Eu leitor, que nada mais é do que "uma exposição inovadora sobre a experiência da leitura, que atravessa os universos da literatura e o prazer de ler. Um percurso experiencial, interativo e tecnológico de aproximadamente 500 autores, que explora a essência e a diversidade da arte literária de forma transformadora. Ou seja, tudo o que nós deste humilde blog amamos.

De todas as exposições que fui - e que gostaria de ter ido -  certamente esta é a mais incrível. Digo isto, porque sou apaixonada pela literatura e pela arte de ler. Você sabem o quanto isso faz parte do meu cotidiano e ver que os meus escritores preferidos estavam de certa forma ali presente, foi uma experiência única,
Biblioteca nacional
biblioteca nacional

biblioteca nacional

biblioteca nacional

biblioteca nacional
São vários ambientes ao longo da exposição Eu leitor, sendo um deles dedicado à Alice no país das maravilhas. Com uma mesa gigante cheia de xícaras, pires e chaleiras, você sente dentro do próprio livro. 

Os quadros na parede são com ilustrações do John Tenniel, responsável por ilustrar a versão do livro da editora Zahar, lindas por sinal. 

Além disso, nesse mesmo ambiente, você pode ouvir histórias faladas. Enquanto estive lá, tenho certeza de que ouvi trechos de Dom Casmurro. Incrível. Na mesma sala podemos participar de várias palestras com grandes nomes da literatura nacional contando sobre os livros de suas vidas.
biblioteca nacional

biblioteca nacional

biblioteca nacional

Os ambientes são todos muito lindos e trazem muitas referências aos clássicos que marcaram a história da literatura. Esse ano tive a oportunidade de conhecer o livro Fahrenheit 451 graças a indicação de uma professora incrível que tenho. 
biblioteca nacional
Era para ter saído a resenha dele aqui essa semana, mas acabei me enrolando aqui e não consegui. Mas trata-se de uma obra distópica, extremamente tocante e atual. Essa referência na exposição ao livro Fahrenheit 451 me surpreendeu e foi o ambiente mais queridinho para mim.
biblioteca nacional
O penúltimo ambiente é a coisa mais apaixonante de toda a exposição Eu leitor. Vários livros ali, à nossa disposição e redes, puffs... totalmente aconchegante, você pode descansar enquanto lê algumas páginas do seu liro preferido.
biblioteca nacional
Ainda no final, você conta com vários cartões postais com mensagens de Manuel de Barros e que você pode enviar para quem você quiser. Eles entregam mesmo. Achei a ideia sensacional e os postais são lindos.

Fui com a turma do curso de Literatura e Educação da EAPE, pessoas muito queridas e que tornaram tudo ainda mais especial. Não vou publicar nenhuma foto deles aqui, mas tivemos ótimos momentos lá, bem como em todas as terças-feiras. 
biblioteca nacional
Bem que eu gostaria de publicar todas as fotos que tirei aqui, mas são muitas, o post ficaria maior ainda. Ainda pretendo visitar a mostra novamente, se você for de Brasília e decidir visitar, todas as informações estão no site euleitor.com.br.

22 Comentários

  1. Boa tarde, como vai? eU GOSTEI BASTANTE das sua dica, realmente achei super interessante essa dica de exposição que você citou

    ResponderExcluir
  2. Exposição muito interessante e curiosa, gostaria muito de ir, podemos a cada objeto a lembrança de um livro já lido ou que lerei. Belas fotos, bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lugar incrível e charmoso, me levaaaa

    ResponderExcluir
  4. Que bacana essa exposição é muito bom poder participar de um evento como esse, gostei muito do lugar, quantos objetos incríveis amei todas as fotos, deu vontade de visitar a exposição também, quem mora aí por perto não pode deixar de ir bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, ainda não fui a uma exposição assim.

    ResponderExcluir
  6. Adoro exposições assim, sempre que podemos, vamos em familia. Sempre bom ir com pessoas que tornam tudo ainda melhor,né?! Vou torcer para esta vir ao RJ. Adorei, estou encantada com cada detalhe!
    Beijos, Milca!!!

    Alessandra Ramos
    Glamour N' Nails Instagram @glamournnails

    ResponderExcluir
  7. Menina que experiência que deve ter sido incrível! A empolgação do seu post é as fotos que vc usou para ilustra-lo deixou na gente um gostinho de água na boca. Belíssima oportunidade! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Nossa que exposição incrível, deve ser demais ver coisas tão lindas, essa foto com as xícaras estão lindas

    ResponderExcluir
  9. CARACAAA eu to apaixonada por essa exposição! Infelizmente nunca tive a oportunidade de ir em uma deste gênero, mas agora estou curiosa para conhecer!

    ResponderExcluir
  10. Uau, que perfeição, Mi!!!! Ainda não conhecia!

    ResponderExcluir
  11. Que exposição linda e que maravilha, eu acho que moraria ai dentro, que post maravilhoso de ser lindo, sou apaixonada por literatura então eu com certeza me encontraria nessa exposição, amei!

    ResponderExcluir
  12. Que bacana a proposta dessa exposição, achei bastante inovadora.
    Pelas fotos estava tudo muito lindo, adoraria apreciar a exposição.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que exposição maravilhosa!Meu sonho é ir em uma exposição assim *-*. Sinto-me maravilhada em ver essas fotos. Beijoos :*

    ResponderExcluir
  14. Pelas fotos é uma exposição maravilhosa, amei as fotos que colocou nesse post

    ResponderExcluir
  15. Que exposição ótima! Nao sabia dela nao

    ResponderExcluir
  16. que legal menina, e que fotos mais lindas

    ResponderExcluir
  17. Aí babei nesta exposição principalmente a sala dedicada a Alice e todas aquelas xícaras e pires.bjsss

    ResponderExcluir
  18. Achei super interessante essa exposição, bem diferente do que estou acostumada ver, acredito que tenha sido um passeio maravilhoso! Bjs (•‿•) 💛

    ResponderExcluir
  19. Aaaahh, eu quero ir nessa exposição!!! Só não posso esquecer, gente!
    Adorei demais <3

    ResponderExcluir
  20. Nossa, amei esta exposição, fiquei com muita vontade de ver tudo de pertinho.

    ResponderExcluir
  21. nossa que diferente e bem legal, deve ter sido super, queria ir tbm hehehe

    ResponderExcluir
  22. Nossa que incrível! Parece ter sido muito maravilhoso e eu fiquei aqui querendo muito ir!

    https://dosecriativa.com/

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.