LIVRO | UMA ESCURIDÃO BONITA - ONDJAKI

Daqueles livros que dão um quentinho no coração. E muito difícil eu ler algo assim, mas é muito legal quando acontece, porque eles normalmente vêm em momentos inesperados mas que acabam marcando sabe?

Nunca tinha ouvido falar do autor até que comecei um curso de formação de leitores e conheci um monte de professores incríveis. Cada aula é uma tonelada de informação, aprendizado, conhecimento. Quem dera todos pudessem participar.

Uma colega indicou e eu achei que seria uma leitura muito boa. Foi uma surpresa por saber que pouquíssimas páginas pudessem me fazer tão bem.

Sinopse: O medo do escuro talvez seja o primeiro grande desafio da infância. Alguns cientistas afirmam inclusive que esse medo está em nosso DNA desde o início dos tempos. Nós humanos, na ausência de luz, podemos imaginar as coisas mais terríveis quando enganados pelos outros sentidos: sombras que tomam formas de monstros e barulhos estranhos que não nos deixam dormir à noite. Mas basta crescermos um pouco para a imaginação colocar a escuridão do nosso lado. As sombras que antes assustavam se transformam em brincadeira na parede mais próxima – o que na juventude pode servir para alimentar boas conversas, inventar histórias e realizar encontros mágicos.
Uma escuridão bonita fala da beleza desses encontros. Um casal de jovens aproveita a falta de luz em sua cidade para trocar algumas palavras sobre suas vidas e, assim, se descobrem aos poucos. Uma história escrita pelo premiado escritor angolano Ondjaki sobre as coisas não ditas, mas que acabam por preencher os jovens corações sem medo da ausência de luz.
Avaliação: ★★★

Um livro com pouca palavras, poucas páginas, todo preto, incrivelmente lindo. Traz uma história de dois adolescentes prestes a darem um beijo. Sei que não é meu tipo de leitura preferido, talvez, passando na livraria, eu jamais o comprasse. Talvez nem uma folheada.

Está aqui o tipo de surpresa que eu amo: histórias que me tocam. Não tem aquela coisa melosa de romance adolescente. De forma alguma. Ele é cheio de frases marcantes, é muito tranquilo de ler e tem um jeito poético que certamente você vai gostar.

Vocês que estão acostumados às minhas indicações de romance policial, thriller psicológico, terror; podem ter certeza de que Uma Escuridão Bonita não tem absolutamente nada a ver com isso. Pode apostar que será um momento muito doce e que vai deixar o seu dia mais leve.
Gostaria de fazer um destaque especial à ilustração do livro. A mistura da ilustração com as palavras do Ondjaki tornou o livro melhor ainda. O ilustrador  António Jorge Gonçalves é Português, licenciado em Design de Comunicação, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, mestre em Cenografia de Teatro na Slade School of Fine Art, de Londres, onde foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. Não é pouca coisa. O trabalho dele é apenas incrível.

Espero que vocês possam ler Uma Escuridão Bonita em algum momento. Que livro!

I.S.B.N: 9788534705080; Páginas: 112; Ano: 2013; Autor: Ondjaki; Gênero: ; Editora: Pallas.

Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤

49 Comentários

  1. Oiiiii. Tudo bem?
    Sou apaixonada pelos livros da Pallas, geralmente são os que uso em sala de aula e os que mais amo ler. Ondjaki tem uma produção literária que amo, um trabalho espetacular que o universo deveria conhecer. Uma Escuridão Bonita eu li, mas o livro foi emprestado, tive que devolver, com o coração na mão hehehehehehehe Excelente resenha a sua e escolha perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gosto de livros assim também, eles sempre vêm quando estamos propícios a internalizar seu conteúdo. A edição, pelas fotos,está liiiinda!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Oieee,

    O medo do escuro que tenho até hoje! Uma luzinha acessa não faz mal pra ninguem viu! Brincando!!! Então falando da resenha sobre o livro, ficou cativante e realmente as ilustrações demonstrada pelas fotos tornam o livro mais interessante, achei muito legal ele ser todo escrito empaginas pretas, tudo a ver com o tema!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse livro e ainda mais pelo que ele aborda. Nossos medos que podem ser até um trauma que não sabemos.Anotado sua indicação.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que também não o meu tipo de leitura preferida, mas essa sinopse já mexeu muito comigo.
    Eu tinha medo de escuro até pouco tempo atrás. Agora, ela é uma boa amiga. Adoro ficar no escuro, no sossego, nos meus pensamentos. É muito maravilhoso.
    Adorei as páginas serem todas pretas, remetendo ao tema da história.
    Adorei a dica!!! Obrigada!

    Grande beijos,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal, além de lindo o livro parece ser interessante sim! Bjs

    ResponderExcluir
  7. É tão bom quando um livro nos surpreende não? Dar a oportunidade a novos tipos de leitura pode ampliar nossos horizontes e resultar em um agradável entretenimento. O livro parece muito sensível, gostei bastante da sugestão.

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii,

    Que lindeza! So sua resenha já me deixou com um quentinho no coração, com uma vontade louca de conhecer esta história e de saber como as sombras vão encaminhar o primeiro beijo! Espero poder conhecer em breve e poder apreciar a leitura.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro e de cara achei muito bonita a edição, parece que está super caprichada. A sua resenha ficou muito boa, gostei de conhecer esse livro que é uma novidade para mim e adorei a premissa. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Pela sinopse do livro, eu, uma romântica incurável, iria ler sem dúvidas. Mas confesso que fiquei um pouco receosa em ver que é um livro com poucas falar por páginas e, provavelmente, não há muito enredo além do já comentado. Isso me desanimou um pouco, apesar de não ter apagado a sensação de que é um leitura leve e despretensiosa. Enfim, anotando a dica, quem sabe no futuro?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sinopse chamou bastante a atenção, adorei a capa escura é bem chamativa, a história é encantadora ainda não conhecia o livro, mas gostei da historia, ótima a indicação de livro bjs.

    ResponderExcluir
  12. Que livro lindo. Quanto cuidado nessa edição! E sim, estou acostumada com as suas recomendações pesadas rs, por isso fiquei bem surpresa de encontrar essa obra aqui. Mas fui surpreendida positivamente pq me interessei pela leitura e acredito que darei uma chance. Achei as frases que vc selecionou para essa publicação, marcantes e já me conquistou

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Nunca li esse livro, mas já comecei a gostar pela capa e sem seguida pela sinopse, sua resenha fechou com chave de ouro minha vontade de ler, acho interessante livros que também tem ilustrações além das palavras

    ResponderExcluir
  14. O livro parece lindo, super me interessei!

    ResponderExcluir
  15. Olá, nao conhecia o livro mas amei a edição, a ideia de trazer as páginas em preto deve ter dado todo um charme, gostei muito da indicação e espero ler em breve! Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Como é bom esses livros que nos surpreendem ♥ Não conhecia, mas adorei a capa e sua resenha só me faz mais vontade de ler ele... Acredito que darei uma chance para aquecer meu coração com ele também, em breve!


    Beijos,
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  17. Uau,fiquei muito curiosa por esse livro. Adorei a sinopse e fiquei muito interessada para conhecer a obra..
    Nunca tinha ouvido falar desse livro,já vou anotar sua dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Sua resenha me deixou super a fim de ler esse livro ! Que lindas as páginas!

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Não conhecia o livro, mas que edição linda. Assim como você, eu dificilmente me interessaria pelo livro apenas lendo a sinopse, mas sua resenha e a forma que o livro parece ter te tocado me pareceram muito sinceras e despertaram meu interesse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha do livro, ainda não conhecia! Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  21. adorei conhecer o livro e o autor me interessou muito depois que li sua resenha fiquei com vontade de ler agora

    ResponderExcluir
  22. Já vi este livro em algum outro lugar - só não lembro onde rs..
    Gostei da edição, mas não sei se faria a leitura da obra. Parabéns pela resenha, e essas fotos são lindas.

    ResponderExcluir
  23. Achei demais a sinopse do livro, além de que a capa e as folhas dele é linda. Muito criativa serem pretas e descrevem bem o enredo da história, é o tipo de livro que eu amaria ter e guarda para mim.

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro ainda, porém logo de cara a edição me chamou a atenção. Lendo tua resenha, fiquei bem curiosa para ler a obra. Amei os quotes que tu fotografou.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e, pelo fato de parecer um romance gay, me atraiu na hora! Eu amo demais literatura LGBT e, com facilidade, levaria essa. Achei a capa pouco atraente, mas achei o projeto editorial bem diferente. Fiquei curiosa para folheá-lo. Encontrei um erro gramatical ali e, por isso, acredito que a revisão não é a das melhores (o que faz sentido, já que as pequenas editoras têm o costume de cobrar por revisões bem porcas, infelizmente). Mas, ainda assim, leria. Muito obrigada pela dica, amei! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. É um livro com uma proposta bem diferente, gostei da maneira como as páginas são pretas para combinar com o tema da escuridão. Uma leitura que me deixa curiosa para conhecer melhor, com certeza.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Que resenha emocionante!Eu nunca ouvi falar desse autor e muito menos desse livro antes, estou muito interessada em livros com a temática LGBT e essa história me atraiu muito, principalmente, por causa da sua resenha e das fotos do livro por dentro, ele é muito lindo.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  28. Fiquei com muita vontade de ler esse livro. Só a capa já me encantou e muito. Também amei as folhas pretas, embora fique na dúvida se não cansa muito os olhos durante a leitura, mas com certeza combina com a temática do livro. Vou ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  29. Nunca ouvi falar do autor, mas olha que design lindo esse livro tem, em. Estou super curiosa, quero comprar logo o meu

    ResponderExcluir
  30. Olá, não conhecia esse livro, mas só por sua resenha já me encantei com ele, eu também se encontrasse ele por aí talvez não leria, mas vou procurar com certeza. Essa edição é bem diferente e linda! Adoro livros assim. Agradeço a dica. anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oiieee

    Só pelas fotos e quotes ja se nota que é uma fofura de livro, a resenha só reforça. Ainda nem conhecia, ams adorei a indicanção, com certeza adoraria ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já percebi que é aquele tipo de história que nos toca profundamente. Fiquei muito curiosa para fazer essa leitura e ver quais ensinamentos vou tirar dele, pois serão muitos, tenho certeza.
    Adorei o trecho da tristeza, isso acontece muito comigo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?

    É muito bom quando pegamos um livro para ler sem expectativa alguma e acabamos nos surpreendendo com seu contexto, isso com certeza acrescenta muito em nossa vida.
    Ainda não conhecia a obra, mas pelas suas palavras, fiquei animada para realizar a leitura, pois é o estilo que gosto. A diagramação também me parece muito bonita, o que é um ponto muito positivo. Amei essa dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. A melhor coisa é ler um livro que vai além de suas expectativas.Eu com certeza daria uma atenção assim que visse o livro..que capa linda e o melhor é saber que não é só a capa...

    ResponderExcluir
  35. Como você garantiu que o livro é doce e uma agradável surpresa me convenceu, pois fujo das dicas thriller, terror e coisas do gênero, hahaha.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  36. Esse livro é o mais doce que ja li como vc sabiamente falou.

    ResponderExcluir
  37. Eu ainda não conhecia esse livro e fiquei muito feliz em ver esta resenha. Achei a proposta muito interessante e gostaria muito de ter a experiência de ler também.

    ResponderExcluir
  38. Que interessante ser uma obra de autoria angolana, só por isso já leria, mas se deu aquele quentinho no coração, já vai pra lista de desejados. Essa edição parece estar incrível. Ficou ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  39. Que livro mais lindo!!!!
    Pelo visto ele nos toca , nos ensina...
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Adorei a indicação. Achei a diagramação muito linda. Não conhecia esse liro, mas pelo que você falou parece bem fofo. Já quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  41. Olá, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários e imagens ele parece ser bem poético e tocante *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  42. Oie
    adorei as fotos das frases, muito marcante alguns diálogos, já fiquei bem curiosa pela leitura inteira, espero poder ter oportunidade de ler em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  43. vendo a capa do livro eu não imaginaria o conteúdo sabe? achei bem filosofico e acho que super leria a obra.

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    não conhecia esse livro e adorei a ideia. A diagramação e as imagens estão lindas, confesso que não compraria um livro assim devido não ser o meu estilo, mas quando leio resenhas e comentários, fico bem empolgada. Adorei as fotos!

    beijos!

    ResponderExcluir
  45. Nunca li nenhum livro parecido. Já gostei do texto e dessa capa linda. Muito obrigada,já anotei para ser um dos próximos a ler

    ResponderExcluir
  46. Olá, tudo bem? Realmente é ótimo quando um livro surpresa nos agrada tanto. Não conhecia a história, mas fiquei bem curiosa. Realmente a edição parece ser linda. Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  47. Olá tudo bem? Não conheço a obra, mais acredito ter sido uma boa leitura, gostei muito da premissa do livro, e de suas fotos do mesmo, pelo seu relato é o tipo de leitura que nos acalma e contagia, um livro para sair de uma ressaca sem dúvida, beijos!

    ResponderExcluir
  48. Olá,

    Essa edição tá linda e super caprichada! Confesso que compraria só por essa edição. Adoro histórias que tocam, então fiquei atraída por esta.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Olá!
    Achei lindas as suas fotos, parabéns.
    Eu simplesmente amei o enredo desse livro. Sempre é bom quando um livro nos envolve de jeito, né?
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.