LIVRO | MENTIRAM (E MUITO) PARA MIM - FLÁVIO QUINTELA

Ultimamente está bem complicado falar de qualquer assunto relacionado a política em qualquer lugar, imagino que ainda mais em um blog como o meu. Porém com base em experiências vividas por mim desde que eu era muito nova e também levando em conta que muita gente pediu mais indicação de livros com esse tema no post sobre o livro do Silvio Navarro, decidi indicar Mentiram (e muito) para mim.

Quero deixar claro que é um livro de direita e não é por esse motivo que eu estou me declarando de direita ou de esquerda. Eu basicamente tiro o que há de bom e uso para mim e excluo o que eu não concordo. Ah, e eu não tenho político de estimação.

Dito isto vamos lá.

Sinopse: O Brasil tem enfrentado, nas últimas três décadas, um entorpecimento intelectual sem semelhança na história nacional. Uma das causas desse fenômeno são as constantes e reiteradas mentiras que povoam os setores da cultura brasileira, principalmente o educacional e o midiático. Essas mentiras, ensinadas desde muito cedo a nossas crianças, são transmutadas em verdades por repetição, e acabam por criar um simulacro no qual os brasileiros, em sua maioria, vivem inermes e conformados.
O livro "Mentiram (e Muito) para Mim" expõe numa linguagem simples e clara dezenove mentiras comuns ouvidas e lidas nas escolas, universidades, jornais, revistas e programas de televisão, e que estão na boca das pessoas, dos 'intelectuais', dos políticos e de muitos manipuladores de opinião. O leitor encontrará nesta obra argumentos para desenvolver uma visão de mundo mais crítica, sem precisar para isso de uma bagagem filosófica e política prévia. É um livro para iniciantes na política, mas ao mesmo tempo um compêndio valioso para aqueles que já estudam o assunto. No lugar da vigésima mentira o livro é finalizado com algumas importantes verdades.
Avaliação: ★★★☆☆

Desde que eu era uma criança que achava que sabia tudo sobre o mundo, eu me interesso demais por política. Lembro-me muito bem de vários professores que tive durante o ensino fundamental e médio que defendia abertamente determinado partido e determinada ideologia. Além disso, em casa, meus pais sempre discutiam os assuntos do momento e eu sempre estava lá no meio, bancando a politizada (risos). Mas ai eu cresci e comecei a tomar minhas próprias decisões em relação a esse assunto.

No entanto muita coisa do que eu ouvi ficou guardado aqui na minha cabeça e a cada nova eleição e/ou escândalo, eu via aqueles que deveriam nos representar mentindo na maior cara de pau. E pior, acreditando nas próprias mentiras. O problema é que o cidadão ou acredita também ou simplesmente não sabe o que pensar.

Em Mentiram (e muito) para mim, o autor Flávio Quintela mostra de forma objetiva várias coisas que são pregadas diariamente para nós e que na verdade são uma baita mentira. A esquerda no Brasil tem um histórico longo de não deixar a direita governar ou simplesmente existir. Tanto é que o Flávio Quintela apresenta um quadro que mostra claramente que a direita no Brasil já é quase inexistente, ou as pessoas estão no centro, ou são totalmente esquerdistas.

O autor também mostra várias coisas relacionadas, por exemplo, ao socialismo, comunismo e como há décadas tentam implantar isso no Brasil. Eu particularmente não sou a favor do socialismo, então concordei com muitas coisas que ele falou. Assim como discordei de várias outras.

Tudo bem você não concordar com o que o autor propõe, mas é um ótimo livro para te fazer pensar sobre certas coisas e, com ajuda dele, você pode fazer sua própria busca - que foi o que eu fiz - e tirar suas conclusões. Acho super válido ir nas fontes indicadas e ir além, o importante é ter conhecimento, buscar o conhecimento todos os dias e não ser mais um desses que acredita em tudo o que a mídia fala. Lembrem-se: 2018 é ano eleitoral e conhecimento nunca é demais.

"E assim termino esse capítulo e também esse livro, que eu espero que ocupe um espaço
importante nas casas de muitas pessoas. Esse livro foi escrito com a única intenção de
despertar em você, leitor, um constante estado de ceticismo em relação às notícias e às
informações veiculadas na mídia, nas escolas e nas universidades: no Brasil de hoje, é melhor
sempre duvidar e por conta da dúvida buscar a verdade, do que acreditar ingenuamente no que
é despejado diariamente via jornais, revistas, mídias sociais, televisão etc."

I.S.B.N: 9788567394206; Páginas: 168; Ano: 2014; Autor: Flávio Quintela; Gênero: Educação / Política; Editora: Vide Editoria.

Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤

41 Comentários

  1. Gostei do artigo, na verdade eu gosto muito das suas resenhas. quanto ao que você disse sobre pegar algo e extrair só o que é bom, concordo com vc. Não é porque algo é ruim que não devemos conhecer, é legal entender as coisas e extrair aquilo que te serve!

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me pouco familiarizada com a política no Brasil mas considero que você tem mais que capacidades para referir isso. São com pequenas atitudes que podemos contribuir para algo maior! Também era um pouco como você, envolvo-me demasiado em discussões políticas mas agora já não tomo posição de partido algum. É um assunto demasiado complexo! Pela sua resenha, apercebi-me de que realmente é um livro que instiga à reflexão e, claro, o socialismo não ia funcionar! Gostei imenso da sua resenha!

    swacre

    ResponderExcluir
  3. olá , tudo bem ? Estamos em uma situação que é necessário refletir muito sobre a politica do nosso país , ainda mais em ano de eleição.O livro traz esclarecimentos importante já a midía mostra o que lhe favorece. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. O livro é bastante interessante já que fala de política, nos dias de hoje no qual estamos vivendo muitas emoções na nossa política, é bom ler um livro desse gênero. É importante saber mais sobre o socialismo, comunismo, o autor escreveu muito bem o livro abordando esses assuntos, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Apesar do livro ser bastante interessante, mas política não é meu forte, vou indicar a um amigo a leitura do seu texto, ele com certeza vai adorar, parabéns pelo modo que expressou a sua opinião

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  6. Incrivel.É dificil falar de política ultimamente mas você conseguiu muito bem

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post e a resenha sobre o livro é interessante. Falar sobre política nunca é fácil, ainda mais ultimamente. Parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Falar de política é sempre importante, mesmo que os pontos de vista sejam diferentes é sempre bom ler e saber mais sobre diversas opiniões.

    ResponderExcluir
  9. A política no Brasil realmente esta cada dia pior, achei interessante o livro

    ResponderExcluir
  10. Achei suas palavras e a recomendação ótimas.
    O maior problema, na minha opinião, são os defensores fanáticos de partidos que não conseguem ouvir e dialogar com opiniões distintas.
    Seu post me ganhou quando disse que não precisa concordar, mas é preciso conhecimento para fazer a própria busca.

    ResponderExcluir
  11. Nao conhecia esse livro,mas gostei da sua resenha e de conhecer um pouco mais

    ResponderExcluir
  12. Achei fantastica a sua resenha Mila, realmente decidir e escolher algo que nos impulsiona é dificil, é sempre adquirir o melhor que tem ao nosso alcance. Dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser muito bom. O tema deve ser muito discutido entre as pessoas, principalmente porque estamos em ano eleitoral. Não gosto de falar muito sobre política também porque hoje em dia existe muita discórdia entre as pessoas quando entra nesse assunto.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e confesso que não sou muito familiarizada com o assunto política, digamos assim, mas achei fantástica sua ideia de trazer resenha com um tema desses. Vou anotar a dica para leituras futuras, parabéns <3

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Nunca li livros sobre política, muito menos de ideologias, mas tenho um grande interesse. Acho que vou gostar bastante desse livro pelo que sua resenha me transmitiu, não vejo a hora de conferir essa obra, quem sabe um primeiro livro desse gênero?

    Beijinhos,
    livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Arrasou Milca. Acho que é bem isso, não tem essa de direita e esquerda é saber levar o que tem de bom e fazer melhor que pudermos.
    Sendo bem sincera, não é o tipo de leitura que eu procuraria e ou faria, mas gostei muito da dica e achei interessante.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  17. Eu estou com você sobre não ter politico de estimação (desnecessário isso).
    Apesar de não ser meu tipo de leitura favorito eu gostei da resenha!
    Parabéns!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  18. Confesso que nunca li nada com esse tema, mas fiquei muito curiosa com a obra. São esses tipos de livros, que nos mostram a verdade é que nos faz tirar as vendas dos olhos e começar a pensar e não ser um fantoche. Temos sim que pensar na política e em nosso país, ter mais voz e refletir sobre as coisas a nossa volta.

    bjus

    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, Não conhecia o livro mas achei ele muito interessante, Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  20. Olá, ainda não conhecia esse livro. É bacana ter essa mente aberta para ler com imparcialidade.

    ResponderExcluir
  21. às vezes eu sinto vontade de falar sobre o assunto com mais frequência tbm, nem no blog, mas nas redes sociais mais. Mas qualquer argumento que vc use já é rotulado OU VC É DIRETA OU VC É ESQUERDA e acabou aí.. Isso desanima demais.
    Gostei da publicação e de saber que gosta do assunto *_*
    Preciso estudar mais, porém tbm adoro esse tema.

    Não conhecia esse livro <3

    ResponderExcluir
  22. Confesso que leio muito mas nunca li livros com tema relacionado a política,é um tema que sim deve ser debatido, mas entendo pouco, e a forma que você escreve faz com que a gente queira ler o livro mesmo que não gostamos do tema, vc escreve de forma que atrai!

    ResponderExcluir
  23. Durante minha graduação estudei diversos teóricos renomados, outros um pouco mais desconhecidos e tive oportunidade de me aproximar de temas políticos e polêmicos. Devido a isso tenho uma resistência muito grande com muitos textos de direita, não que eu acredite que as pessoas não possam se expressar, mas porque minha formação me faz questionar muitas afirmações desta visão política.
    Pelo que pude ver este livro me colocará diante de uma briga interna, terei vontade de ler até o final por curiosidade, mas reclamarei constantemente HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Pra quem gosta o livro é até interessante, mas eu confesso que prefiro outros ipos de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Eu nunca li um livro de política contemporânea, apenas capítulos de teóricos, quando tive Sociologia na faculdade. Ainda assim, é algo que, apesar de eu ter uma posição, tenho curiosidade de saber mais, porque acho que nós dá argumentos. É impossível falar sobre algo sem ter, primeiro, conhecimento sobre. E acho que tanto conhecimento quanto argumentos estão em falta no mundo atual (não somente no Brasil). Por ser um livro de direita, teria certa relutância em lê-lo, mas é, ao mesmo tempo, desafiador. Eu tenho certa vontade de fazer ciências sociais, especialmente pela sede de conhecimento nessa área.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Gostei, amo esse livros que abordam certos tipo de assuntos importantes. Artigos são demais, mesmo não sendo o forte de alguns ainda sim tem um público bem grande. O nome do livro chama muito a atenção. faz você se prender a leitura muito rápido. Adorei ^^

    ResponderExcluir
  27. Oii, Milca. Eu estou querendo começar a ler livros com temas políticos e sociais que tenham diferentes linhas de raciocinio, isso é importante para vermos além do que sabemos e vemos nas mídias sociais, que muitas vezes são manipuladoras. Vou atrás desse <3

    ResponderExcluir
  28. Amei a indicação. Não entendo e não gosto muito de ler notícias sobre política, mas sei o quanto é importante se informar e por isso este tipo de livro me interessa. Mesmo que não goste de política isto não me isenta de saber sobre a situação de meu país. Saber a verdade é fundamental.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Nunca li nenhum livro sobre política, na verdade nem gosto de falar sobre o assunto, apesar de saber que é importante, ainda mais nos tempos atuais. Achei bem bacana você abrir um espacinho aqui pra falar sobre isso!

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  30. Não é todo livro de política que eu gosto, porque sempre fico com a impressão que querem me enfiar uma verdade que é deles. Em relação ao socialismo ou comunismo, acho que ambos tem seus pontos bons e ruins, mas o problema real deles, são as pessoas que fazem o sistema. Gostei do livro, vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  31. Confesso que tenho um pouco de relutância em ler algo declarado de direita. Como também não gosto de texto que não promova discussões, reflexões. que eu mesma posso tirar minhas conclusões. Texto que só traz um viés não me agrada. Bom, não é um livro que eu fiquei com vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Nunca li nenhum livro sobre politica, acredito que seja um tema bastante polemico e que divide diversas opiniões. Achei a proposta do livro bem interessante, ainda não sei se compraria para ler.

    ResponderExcluir
  33. Gostei da dica pois adoro livros de política com essa pegada mais contemporânea, sabe? Acho que você expôs de uma maneira justa a sua opinião sobre o livro. Se todos fizessem o que você faz: pesquisar antes de acreditar nas coisas que dizem por aí, teríamos uma sociedade bem mais crítica e inteligente. Adorei o post e espero ver outras resenhas de livros dessa temática no seu blog :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e achei interessante essa sua dica, pois envolve política e nos últimos anos a política no Brasil não anda boa. Gostei da sua resenha, dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. olá... eu só leria pra saber com que bases o autor trabalha pra falar sobre a tentativa de implantar o socialismo/comunismo no Brasil... discordo total da questão de Esquerda controlar o poder há muito tempo e uma Direita praticamente inexistente no país. mas enfim...só lendo mesmo pra tirar minhas conclusões...

    ResponderExcluir
  36. Olá, adorei a resenha...não conhecia a obre e fiquei curiosa.

    Adoro ler formato digital, mas confesso que demoro mais que quando leio livro físico.

    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Oii! Eu não conhecia essa obra, mas fiquei curiosa para conferir a escrita do autor. Gostei dos temas abordados e do autor trazer uma reflexão para os leitores. Vou anotar a sua dica, bjss!

    ResponderExcluir
  38. Olá, como vai? Sua resenha é bem informativa e a dica é boa, pois como você disse, conhecimento nunca é demais. Mas não vou mentir, livros com temas políticos não me interessam, pois como vc mesma falou, já tenho minha opinião formada sobre o assunto e ficar lendo e comentando sobre isso só me aborrece. Um beijo e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  39. Oiii!

    Eu nunca fui muito ligada a politica, passei a acompanhardepois de velha e fiquei muito feliz em saber que vc tem a cabeça aberta e ler sobre tudo. é importante para ter uma opinião mais "correta". Gostei da resenha.

    beijinhos,

    ResponderExcluir
  40. Esse com certeza é um ótimo livro, uma leitura rápida e cheia de verdade. Bom pra quem da iniciando a ver as verdades da nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  41. Esse com certeza é uma ótima leitura, li e recomendo.
    E parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Os comentários agora são moderados para eu conseguir controlar melhor.