LIVRO | UM ARTISTA DO MUNDO FLUTUANTE - KAZUO ISHIGURO

Desde que foi anunciado como vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 2017, eu fiquei com uma vontade enorme de ler qualquer um dos livros do Kazuo Ishiguro. Bom, antes da parceria com a Companhia das Letras, eu já era grande admiradora e a maior parte da minha estante era composta por livros da editora e seus selos. Graças a Deus consegui essa parceria que para mim já bastou todos os NÃOS que recebi. E para a minha alegria, os livros do Kazuo são publicados pela Companhia das Letras.

Sinopse: Um romance sensível e comovente do vencedor do prêmio Nobel, ambientado no Japão após a Segunda Guerra Mundial.Masuji Ono, protagonista e narrador deste primoroso romance do vencedor do prêmio Nobel de literatura, é um homem de seu tempo. Pintor de grande renome do Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial, ainda jovem Masuji desafiou o pai para seguir a vocação artística e, durante seu desenvolvimento criativo, lutou contra as amarras da arte tradicional japonesa para dar lugar a uma produção propagandística a serviço de seu país. Usando a influência de que gozava perante as autoridades do governo imperial, Ono buscava ajudar pessoas de bem em situações menos favorecidas do que a sua.
Ambientado nos anos imediatamente após a rendição, o romance descortina a vida de Masuji já aposentado, procurando entender as mudanças vividas pelo país e impressas na mentalidade da geração mais jovem, da qual fazem parte suas duas filhas. Ao procurar entender por que as negociações para o casamento da mais nova delas foram abruptamente interrompidas, o protagonista se vê levado a rememorar sua vida de artista e professor respeitado e a enfrentar a consequência dos próprios atos no destino de seus descendentes.Retrato comovente de um momento histórico cujos desdobramentos se veem até os dias de hoje, Um artista do mundo flutuante é também um poderoso romance sobre a velhice, a culpa e a passagem do tempo.
Avaliação: ★★★

Logo que vi Um Artista do Mundo Flutuante, fiquei cega para as demais opções. Certamente foi um dos melhores livros que li até agora, em 2018. Uma lição de como encarar a velhice e lidar com atitudes passadas, que refletem direta ou indiretamente no presente.

Considero uma obra incrível, apesar de não ter lido nenhum outro livro do Kazuo Ishiguro. Como vocês podem imaginar, já não aguento de ansiedade. Aqui nós não vemos grandes reviravoltas, clímax ou qualquer característica que costumeiramente vemos em outras histórias.

Acredito que isto dê um toque especial a Um Artista do Mundo Flutuante, além de que não se segue um tempo linear. Os flashbacks e a mistura de pensamentos do momento atual em que Ono vive com sua família é algo muito especial. Nos leva diretamente ao período pós-segunda guerra mundial e, comigo, foi uma experiência fascinante, poder sentir o que era o Japão naquela época.

De pensar na responsabilidade que tinha um artista naquele período. Você ser considerado um herói ou um terrível monstro que levou uma geração inteira à morte, mas não intencionalmente. Sem contar que até o bairro sofreu com a guerra. Ono conta detalhes de como era antes e como ele influenciou muito do que se vê agora.

Além disso, a velhice é algo que assusta e imagino que quando se reflete sobre pequenos erros, a culpa com certeza é imensa. Por mais que digam o contrário.

[...] "há um clima diferente no país hoje em dia e as atitudes de Suichi provavelmente não são nada excepcionais. Talvez eu seja injusto ao atribuir ao jovem Miyake também essa amargura, mas diante do rumo que as coisas tomaram no presente, se alguém examinar qualquer coisa que é dita, é possível encontrar um traço da mesma amargura perpassando tudo."

Eu estou encantada com a escrita de Kazuo Ishiguro e, repito, não vejo a hora de ler a próxima obra dele. Infelizmente precisarei adiar bastante, já que no momento vou precisar dar um impulso nos estudos (lembram dos concurso? eles não morreram, só estão esperando o momento certo para me atacar).

Com isso, vou concluir minhas próximas leituras de forma mais lenta, logo, paciência com a amiguinha aqui. Deixo a minha recomendação da semana e espero mesmo que vocês consigam ler esse livro em algum momento da vida. Acreditem, é uma reflexão da vida.

Até a próxima.


I.S.B.N: 9788535931051; Páginas: 232; Ano: 2018; Autor: Kazuo Ishiguro; Gênero: Ficção; Editora: Companhia das Letras.

Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤

37 comentários:

  1. Eu tenho uma queda especial por romances, gostei do enredo. Ja coloquei na minha lista pra leituras futuras.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas parece ser ótimo, parabens ótima resenha.
    www.josibarros.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia como vaI? confesso que ainda nao conhecia esse livro,
    mas eu gostei bastante da sua resenha

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, me fez querer ler o livro o quanto antes! Ah, parabens pelo blog, é lindo!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Parabéns pela parceria!
    Vou procurar já esse livro pois ñ conhecia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler!! Adoro romance!! Ainda não li nenhum livro desse ator e fiquei muito curiosa para conhecer!!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra,mas parece ser bem interessante..Dica anotada!!
    Gostei bastante da sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  8. Só a capa do livro já me deixou morrendo de vontade de ler.
    Parabéns pela parceria que venham muitas e muitas.

    Beijos

    https://amzn.to/2JdJHtZ

    ResponderExcluir
  9. Adoro ler, sou mas adepta dos suspenses, mas este romance chamou a atenção, colocarei na minha lista de leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai?
    Eu ouvi tanto falar desse autor que estou curiosa para ler alguma obra dele e descobrir se os livros são tão bons assim! Mas, eu gostaria de iniciar as obras dele lendo "Não me abandone jamais" porque fiquei muito interessada pela sinopse e as diversas resenhas que eu li.
    Também quero parabenizá-la pela parceria com Cia das Letras, é uma ótima editora e eu tenho uma coleção enorme de livros dela na estante.

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. É muito bom poder ler um livro que traz uma reflexão para a nossa vida, gostei muito da capa, ainda não conhecia o autor Kazuo Ishiguro. Ótima a sua indicação de livro, é um livro pra colocar na estante, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li esse livro, mas parece ser ótimo

    ResponderExcluir
  13. Quero dar esse livro de presente para o meu namorado (e claro aproveitar para lê-lo).Que incrível! Ando numa fase de ler mais livros reflexivos, por isso a dica foi anotada <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  14. Parece uma ótima leitura. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha e achei a historia do livro bastante intrigante.
    Sou apaixonada por romances e quando é um romance que traz reflexões, fica ainda mais interessante.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sou fascinada por tudo o que diz respeito à 2a guerra e tua resenha só me deixou morrendo de vontade de ler este livro. Tb nunca li nada do autor, mas acredito que o prêmio Nobel não foi em vão pra ele, né?
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  17. Olá. Por ter ganhado o nobel já chamou minha atenção. Gostei da sinopse <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Ah eu queria tanto ter a oportunidade e tempo para ler esse livro que você tão bem resenhou, mas colocarei nos meus favoritos e com certeza assim que tiver tempo vou ler

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, como vai? Muito interessante você trazer essa resenha pra gente, ainda na conhecia, mas eu gostei bastante da sua resenha

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da resenha e o livro parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  21. Começando pela capa... Perfeito!!! Contexto muito lindo e escrita maravilhosa... <3

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ser mesmo encantador, já amei a capa dele e gostei muito de conferir a sua opinião a respeito da leitura.

    ResponderExcluir
  23. Olá, menina eu simplesmente amei a sua resenha! Eu vi este livro na livraria e fiquei bem curiosa depois que lia sinopse.. É a primeira resenha que leio dele e fico muito feliz que seja positiva.. Não vejo a hora de fazer esta leitura! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  24. Não conheço esse livro, mas gostei muito da resenha, vou pesquisar esse livro por aqui.

    ResponderExcluir
  25. JÁ AMEI e tô me preparando pra ler, porque sei que vou aprender e "ver" muita coisa

    ResponderExcluir
  26. Parece ser muito bom, eu estava mesmo precisando de indicações de livros. Sua resenha me deixou curiosíssima para ler esse.
    Vou atrás para eu ler.
    Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela parceria e que venhas muitas e muitas,não conheço nenhuma obra desse autor,mais parece ser muito bom esse livro

    ResponderExcluir
  28. Adoro ler!
    Não sou de ler romances mas esse parece ser um livro bastante interessante. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Achei a capa desse livro um amorzinho, pelo que falou me parece ser aqueles livros que valem super a pena ler, gostei bastante da sugestão e se tiver a oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem? Antes de mais nada queria dizer que adorei a capa, sou a louca das capas e esse livro me chamou a atenção assim que abri o post ahaha Fico feliz que tenha gostado do livro, me deixou com mais vontade de ler e de conhecer as outras obras do autor, como você mesma disse <3

    ResponderExcluir
  31. Parece uma ótima leitura, vou compartilhar com amigos

    ResponderExcluir
  32. Nossa que bacana esse livro, nao conhecia , vou procurar mais por essa editora

    ResponderExcluir
  33. Com certeza irei ler, mega interessante, e que post maravilhoso viu

    ResponderExcluir
  34. Adorarei sua resenha e sua indicação de livro. O livro pelo que conta é interessante e muito surpreendente, afinal eu sempre fui amante desses livros que contam memorias antigas e flashbacks. Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  35. Amo dicas de livros, pois há tantas opções nas livrarias que fico perdida, dica super anotada!

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Já li um livro do Kazuo Ishiguro e realmente gostei muito.
    Conheci este pela sua resenha e gostei da mistura do flashbacks parece ser um ótimo drama.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  37. Que capa encantadora a desse livro, só por ela já compraria ele, mas pela sua resenha me parece ser uma leitura que com toda certeza me agradaria, além de eu estar super curiosa para conhecer a escrita do autor.

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!