LIVRO | O CLUBE DOS OITO - DANIEL HANDLER

Sinopse: Como um grupo de jovens estudantes bem-educados acabou se envolvendo num escândalo que chocou um país? Por que tantos especialistas em comportamento juvenil têm algo a dizer quando o assunto é o Clube dos Oito? Até quando inúmeras manchetes de jornal e programas de TV sensacionalistas vão explorar o caso nos mínimos detalhes? Para fazer com que a verdade venha à tona, Flannery Culp, a dita líder do Clube, decide tornar público o diário que manteve ao longo do seu desastroso último ano de ensino médio. Agora que está presa por cometer um assassinato, a garota tem tempo de editar o que escreveu e revisitar a rotina que levava ao lado de seus sete melhores amigos. A narrativa de Flan, permeada de professores da pior índole, um amor não correspondido, aulas complicadas e jantares pomposos, comprova que ela pode até ser uma adolescente criminosa — mas, pelo menos, é uma adolescente criminosa muito inteligente.
Avaliação: ★★★

Recebi o livro O Clube dos Oito em parceria com a editora Companhia das Letras e foi o primeiro da nossa parceria. Eu o escolhi porque tem muito do que eu gosto de ler: assassinatos, mistérios, brigas e amizades incríveis. Quando li a sinopse não pensei duas vezes.

Através da sinopse, você consegue pegar a essência da história e conhecer um pouco, aliás, bem pouco sobre a personagem principal, Flanery Culp. Digo isso, porque a sinopse não dá nenhuma pista da real pessoa que ela é. A princípio quero enfatizar que não da para confiar muito no que ela relata, afinal de contas trata-se de um diário pessoal e que ela está revisando depois de ter sido presa.

Conforme a história vai passando, você pensa que Flan é um ser adorável, depois passa a notar que ela não é lá uma pessoa muito boa. Quando chega ao final, você está tão boquiaberto que não consegue processar tudo aquilo.

Eu gostei bastante da história, entretanto, confesso que fiquei bastante chateada porque muito da história poderia ter sido dispensada, chegando até a ficar cansativo em alguns momentos. O que me motivou muito a seguir lendo foi o grande momento em que Adam é assassinado.

"Não há como exagerar e importância desse momento psicossexual e voyeurístico de Culp [...]. Imaginem Culpa, no rescaldo de sua iniciação sexual, tendo uma discussão com sua futura vítima [...] perambulando em estado de torpor até a sala de um professor de quem gostava, em busca de aconselhamento e orientação [...]. No entanto, ao entrar, ela o encontra traindo sua confiança, na verdade, traindo a profissão de educador, enlaçado a uma aluna [...]. Foi a traição suprema para a jovem Culp e desencadeou uma reação brutal, apenas pouco tardia - da mesma forma que Poe em face da morte de sua mãe, conforme abordado em primeiro capítulo."

Outra coisa que vale a pena citar é que o livro original. The Basic Eight, foi escrito em 1998 e só agora veio para o Brasil com o título O Clube dos Oito. Li algumas resenhas e muita gente criticou por ser uma história batida e disseram que era uma imitação de Clube da Luta. Porém, vale ressaltar que o filme é de 1999. O autor,, na verdade, foi bastante original. Não conheço nenhuma história do mesmo tipo que seja anterior a 1988, então acredito que ele inovou e trouxe algo diferente para a época. Além de tratar de  assuntos como homossexualismo e questões raciais.

É um livro que vale muito a pena e se você insistir na leitura, com certeza vai gostar. Fica aqui a minha indicação da semana.

I.S.B.N: 9788555340659; Páginas: 400; Ano: 2018; Autor: Daniel Handler; Gênero: Suspense/Mistério; Editora: Companhia da Letras.

Compre na Amazon clicando no link abaixo, assim você estará ajudando o blog ❤

44 comentários:

  1. Muito interessante sua resenha, foi a primeira que li do livro mas confesso que não é um livro que me atraia em nada. Na questão do gênero recentemente vi que não me agrada. Mas quem sabe futuramente eu consiga dar uma nova chance.
    Obrigada mesmo assim por mostrar sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou curiosa, afinal, não é qualquer livro que vale a pena insistir na leitura mesmo a história estando cansativa. Já o coloquei em minha lista de leitura. Obrigada pela dica!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem?!
    Esse também li e depois vi algumas resenhas tanto positivas, quanto negativas.
    Eu curti bem a leitura, que desde k início me prendeu inspirando a prosseguir para entender melhor por qual motivo a protagonista estava ali nos falando sobre um livro.. Sobre o público ter crucificado todos e afins.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria. Fiquei curiosa para saber mais sobre o livro, vou no fim de semana na livraria quem sabe não traga ele para casa. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fico curiosa com as resenhas de livro e querendo ler!!! Acho q a leitura nos transporta!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela sua parceria! Parece ser um livro bem legal,gosto bastante de livros com essa pegada, quem sabe eu n o leio algum dia

    ResponderExcluir
  7. Nossa parece ser um livro que prende a gente. Amei! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa, se vale a pena insistir na leitura é porque o que vem pela frente vai surpreender. Gosto de livros nesse estilo, vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Já ia dizer que não era cópia do Clube de Luta, porque o livro é mais velho que o filme haha, então o filme é cópia rs.

    Gosto de livros com personagens atípicos e cheios de dupla fase que apresentam sua verdadeira identidade quando seus planos já estão bem encaminhados e esse parece seguir essa linha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Com base na sua resenha não é um livro que eu leria. Logo que bri o post já.lembrei de O clube da luta. Nem tinha lido ainda sua resenha

    ResponderExcluir
  11. A sua resenha foi a primeira que eu li deste livro, apesar de já ter encontrado outras. Eu tenho interesse de ler, pq mesmo sendo algo antigo, tenho ctza que vou me surpreender. A única coisa que me deixou com o pé atrás foi o ritmo da história, pois pelo que vc disse há cenas que poderiam ser dispensadas e isso desmotiva muito hhahahaha

    Mas anotei a dica *_*
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  12. Mesmo com as ressalvas, é um tipo de leitura interessante e que motiva seguir adiante para entender a história.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante. Acho que vale a pena fazer uma leitura. Muito boa sua resenha. bjo Verônica Alves

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não costumo ler esse tipo de livro, mas a sinopse é interessante e sua resenha instigante como sempre.

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    O livro não é dos que costumo ler e por isso não me interessou muito, apesar de suas boas impressões. Mas parece ser uma boa dica para quem curte o gênero! Achei interessante os temas que aborda como o homossexualismo!

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá. Gostei muito da sinopse, deu vontade de ler o livro agora. Já tinha ouvido falar nessa obra. Obrigada pela dica!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Eu nao sabia que o livro abordava questões raciais, pra mim isso é um fator importantissimo que procuro ler sobre sempre! Uma pena algumas coisas serem dispensáveis na leitura, acaba que o livro se torna bastante cansativo, né? Parabéns pela resenha sincera.

    ResponderExcluir
  18. Achei meio sinistro lermos o diário de uma garota como esta, mas fiquei curiosa em desvendar de que forma ela sua sua inteligência a seu favor.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  19. Adorei sua resenha, o livro é bem interessante, mais não sei se tiraria um tempo para ler ele, pois não gosto muito dessa temática.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, é o tipo de história que eu gosto, muito boa sua indicação, vou tentar ler

    ResponderExcluir
  21. Oiii

    Adorei a resenha ressalta bem os pontos positivos e negativos da obra. Apesar de ter sido um pouco cansativo, também gosto de histórias que envolvem assassinatos, mistério, então acho que leria. Realmente houveram muitas comparações desse com O Clube da Luta, interessante saber que o livro é mais antigo, nem sabia dese detalhe.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante do tom de mistério da história, gosto de leituras assim.
    Adicionei à minha lista!

    ResponderExcluir
  23. Pelo título parece ser um livro bem interessante. Parabéns pela parceria.

    http://bugigangaznet.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Primeiro parabéns pela parceria, não são muitos blogs que eu conheço que possuem uma parceria tão boa assim, pensei até que essa editora fazia apenas, parceria com booktubers. Então, não conheço o livro mas, já estou super curiosa para aconhecer, suspense e mistério são os meus gêneros favoritos.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Gosto de livro assim que tem fundamentado os problemas e bem feito por especialistas!

    ResponderExcluir
  26. Olá, adoro livros de suspense fico esperando grande reviravoltas, mas esse livro em especial não me chama muita atenção. Ainda bem que gostou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler suspenses, mas esse ano tenho ficado mais curiosa. Esse foi um que fiquei interessada desde que vi que seria lançado.
    Se não estou enganada, a sua resenha é a primeira que leio sobre ele e fiquei feliz por perceber que você gostou da leitura e se surpreendeu com o final. Mesmo que tenha partes da história que sejam dispensáveis, deu para ver que é uma leitura que vale a pena mesmo.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Eu gosto bastante desse gênero e morro de curiosidade com esse livro. Eu adorei poder conhecer a sua opinião com a leitura e espero ter a oportunidade de ler em breve porque eu acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  29. Nossa eu fiquei encantada com esta resenha e com certeza vou querer comprar pra ler. Despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pela dica!! Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  31. pena que em certo momento o livro possa ter te desmotivado. eu conheço a obra e tenho muita vontade de ler, espero gostar porque está me minha lista de leitura ^^

    ResponderExcluir
  32. Já tem um tempo que quero comprar esse livro, mas realmente a maioria das críticas e resenhas que li sobre ele falam sobre algumas partes desnecessárias que deixam a leitura um tanto cansativa, mas confesso que ainda assim quero ler :)

    ResponderExcluir
  33. Olá! bem legal a sua resenha, ficou bem completa e rápida de ler.. É uma pena que a historia se estendeu mais que o necessário mas acredito que deve ser um ótimo livro para se ler, fiquei curiosa para conhecer a protagonista! Dica anotada!

    beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Estamos com esse livro na fila de leitura do blog e as expectativas estão elevadas, esperamos uma leitura arrasadora, mas pela sua resenha já percebi que passarei raiva já que odeio narrativa que se arrasta, no mais espero gostar da leitura. Obrigada pela sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Homossexualismo e racismo são assuntos que nunca serão batidos, principalmente por ainda levantarem muito preconceito. Então tudo que possa ser debatido e refletido ajuda. Não tinha visto o livro ainda, mas vou anotar a dica.
    P.S. Não li Clube da Luta para fazer qualquer tipo de comparação.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  36. Que ótima dica de leitura. Já está anotada aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Ola
    Não sei o porque das críticas por ser um livro de 1998, a darkside e outras editoras publicam livros muito mais antigos, e não vejo ninguém reclamando disso.
    Sobre a história, não costumo ler livros com personagem principal adolescente, já tentei muito e não consigo, leio somente quando é livro de parceiro, e mesmo assim , a leitura se arrasta. Então vou pensar com carinho na sua dica.
    Bjus

    ResponderExcluir
  38. Olá esse livro não desperta o meu interesse e apesar do livro tratar de temas interessantes mais eu passo essa dica

    ResponderExcluir
  39. Olá,
    Não sabia que esse livro era anterior ao Clube da Luta e me lembro de ter visto várias resenhas falando da semelhança dessas histórias e isso tinha me decepcionado. Confesso que acho que a obra tem umas coisas que não me atraem muito e que chegam a me preocupar, mas é impossível não querer ler esse livro depois de uma resenha como a sua.
    Você ter esclarecido isso ao final, fez meus olhos se abrirem, obrigada.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  40. Os livros de suspense sempre deixa a leitura mais interessante.
    Esse parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  41. Nossa ler tua resenha me deixou mega curiosa pra ler essa história, parece bem envolvente!
    www.tolinda.com

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!