quarta-feira, abril 19, 2017

5 ARTIGOS PARA LER SOBRE A SÉRIE 13 REASONS WHY

Suicídio não legal, quem fala que vai fazer isso nem sempre quer apenas chamar atenção e não basta a pessoa "não querer estar assim que ela não vai ficar assim". O assunto é extremamente sério, ainda mais na vida do adolescente, que acredita que já viveu coisas ruins o suficiente e nada vai melhorar. Ainda assim, vai soar clichê, mas, é um imenso tabu.
Sou extremamente grata por não ter ninguém próximo a mim que sofra de depressão e/ou que chegou ao extremo, mas conheço algumas pessoas, que hoje são grandes amigas minhas, que perderam familiares dessa forma tão dolorosa até para ser escrita. Quando li o livro Os 13 Porquês, alguns dias antes da estréia da série, fiquei bastante tocada com toda a narração da Hannah Baker, ainda mais por saber que na vida real existem milhares de pessoas que estão vivendo um inferno particular e nós consideramos apenas uma fase ruim. Tá, às vezes é, mas e se essa pessoa não tiver paciência para esperar? Ainda mais se tratando de adolescentes.

Lembro até hoje das muitas situações constrangedoras que passei na escola quando eu tinha lá meus 11 anos. Eu sempre tentei não me importar, mas tudo aquilo refletiu de alguma forma na pessoa que sou hoje e eu sei disso. Foram coisas horríveis e quase ninguém daquela época lembra do que fez comigo. Então é por essas e outras que eu sempre penso muito bem antes de apelidar alguém ou falar qualquer coisa constrangedora. Sim, também acho péssimo quando "zoam" com os outros e está nitidamente incomodando. 

Mas vamos deixar de tanta conversa e vamos ao assunto desse post. Eu quis falar sobre o livro, também quis falar sobre a série, porém não consegui. Fiquei  muito abalada com algumas cenas - que por sinal são alertadas antes de alguns episódios - e realmente não me senti segura o suficiente. Saí lendo diversas opiniões sobre a série, poucas sobre o livro, e decidi colocar aqui os cinco artigos que mais falam por mim a respeito de tudo o que acontece. Tenham paciência para ler cada artigo, mesmo que não seja de uma vez só e me digam aqui nos comentários seus pontos de vista a respeito da série, do livro, dos artigos, etc.

  1. Porque precisamos assistir '13 Reasons Why'
  2. Série da Netflix aumenta busca por ajuda contra suicídio em 445%
  3. Psiquiatra faz 13 alertas sobre a série 13 Reasons Why
  4. Netflix lança campanha antibullying inspirada em 13 Reasons Why
  5. 13 Reasons Why reacende o debate sobre bullying

Até a próxima!
Milca Abreu
Milca Abreu

Professora de Português e Literatura, apaixonada por leitura, fotografia, séries, gatos, Star Wars, Super-Heróis, Woody Allen e batons. Amo histórias de terror e suspense, músicas antigas e não dispenso uma boa passeada no shopping. Sou da Capital e ainda pretendo conhecer o mundo - ou parte dele.

11 comentários:

  1. Geeeente adorei! Vou ler todos os artigos com certeza! Eu gostei muito de acompanhar a série e ver o debate sobre o bullying voltando com força total, acho isso muito importante. Também fico feliz em ver que aumentou em 445% a busca por ajuda contra o suicídio. Isso é maravilhoso!
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei muito abalada pela série, mas ainda não li o livro exatamente porque eu to precisando dar um tempo para acalmar, pois ainda to bem abalada, mesmo tempo tipo quase um mês que vi.

    Ótima indicação de artigos, já conhecia a maioria.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei que só eu tinha ficado incomodada com certas coisas na série. Eu já tinha lido sobre o efeito Werther e por isso achei preocupante a forma como a série foi desenvolvida. Entendo que a intencao seja gerar impacto para chamar atencao pro problema do bullying, mas para quem está psicologicamente vulnerável pode ser iuma faísca sobre polvora. Eu gosto da série, mas acho problemática em alguns pontos.

    ResponderExcluir
  4. P.S. esqueci de dizer que tive de mudar meu blog de plataforma, entao nao estranhe rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante das matérias, acho que o lado bom foi trazer a tona essa discussão sobre o builling que já estava bem esquecida. Mas, sou do time que acha que a série romantiza alguns aspectos perigosos, e isso se torna por quando o público alvo é adolescente. Então acho que existem discussões de diversas frentes e espero sinceramente que isso ajude em algo :)

    ResponderExcluir
  6. Não acompanho essa série, mas tenho amigos que assistem e falam que tem que ter um bom psicológico pra ver.
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | CANAL

    ResponderExcluir
  7. Estou para começar a ver a serie 😊

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não sei se vou assistir essa série... mas acho a discussão sobre todos os problemas q são abordados super válida... Tenho depressão então não sei se será uma boa pra mim... bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti a serie mas sei o quanto esta mexendo com muitas pessoas ate para se falar mais nesse assunto de bulling e suicidio

    ResponderExcluir
  10. Eu não gostei da série. E sinceramente não é todo mundo qie tem cabeça para entender a proposta. Ainda mais os próprios adolescentes.

    ResponderExcluir
  11. Vou dar uma olhada nos artigos!! Assisti a série em dois dias, porque a cada episódio ficava mais perplexa com tudo isso. Infelizmente existem várias Hannahs pelo mundo e, mais triste ainda, muitas vezes nem sabemos que alguém próximo da gente possa estar passando por algo parecido.
    Acho que o melhor e o certo de cada um é não virar um motivo pra alguém...

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...